Observe a imagem que mostra os alunos em uma sala de aula.
O lugar no qual o aluno Charlie está assentado em sala de aula é
Questões relacionadas
- Filosofia - Fundamental | 4. O Mundo em Transformação
(UNESP-ADAPTADO) Galileu tornou-se o criador da física moderna quando anunciou as leis fundamentais do movimento. Formulando tais princípios, ele estruturou todo o conhecimento científico da natureza e abalou os alicerces que fundamentavam a concepção medieval do mundo.
(José Américo M. Pessanha. Galileu Galilei, 2000. Adaptado.)
A importância da obra de Galileu para o surgimento da ciência moderna justifica-se porque seu pensamento
- Geografia - Fundamental | 02.2. O que fazer com o lixo?
Analise a campanha a seguir. A campanha foi feita pelos colaboradores de um colégio que substituíram os copos plásticos por canecas individuais e permanentes, reduzindo o material plástico depositado no lixo e dando sua contribuição para a preservação ambiental.
Disponível em: <http://www.nacionalnet.com.br/portal/>. Acesso em: 14 out. 2013.
Crie uma campanha para sua escola, tendo como principal objetivo ajudar o meio ambiente.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
40. A notícia a seguir se refere a uma corrida automobilística.
Domingo tem corrida na China
Os motores dos carros de uma das categorias mais velozes do automobilismo mundial vão roncar no Grande Prêmio da China de Fórmula 1, na madrugada deste domingo. Os 22 pilotos entram no circuito de Xangai às 4h (horário de Brasília). O treino que definiu as posições de largada ocorreu às 3h deste sábado. Na sexta, o brasileiro Felipe Massa foi destaque com a melhor volta nas duas primeiras sessões de treino livre com tempo de 1min35s340. A terceira prova da temporada terá transmissão ao vivo da RBS TV.
Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,39,4104943,21764>.
Acesso em: 09 jul. 2013.
A corrida ocorreu em um horário na China que corresponde a outro aqui no Brasil. Esse fato acontece porque a Terra
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:
I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
III- embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagem