1. Muitos artistas se inspiraram no circo, Pablo Picasso, por exemplo, depois da sua famosa fase azul, quando perdera um amigo querido e entristecido com o fato, passou a pintar temas tristes com tons de azuis, teve a sua fase rosa, quando depois de anos de tristeza, conhece personagens do circo que o ajudam a superar sua tristeza, momento em que passa a pintar temas e personagens do circo com tons alegres de vermelho e rosa. Edgar Degas, pintor do período impressionista tem uma obra muito conhecida onde retrata uma trapezista pendurada em uma corda, a artista modernista Djanira também pintou o circo como vimos no livro didático e muitos outros também o fizeram.
Converse com a turma sobre esse assunto e sugira aos alunos que pesquisem sobre as obras dos artistas cujo tema é o circo. Abra um espaço para que compartilhem as obras descobertas nas pesquisas. A cada obra apresentada por eles, faça uma leitura de obra.
Na pintura de Marc Chagall, “Circus”, por exemplo, é nítido o seu estilo original, a pintura mergulha o espectador na atmosfera agitada que marcou o início do circo russo. As cores são vibrantes, que é próprio do circo, o que ajuda o público a entrar no clima do circo e a energia vibrante do circo transborda da tela. Na distribuição dos personagens do circo no espaço existe uma grande dinâmica que remete ao clima festivo do circo, no centro existe um personagem em evidência, uma equilibrista em cima de um cavalo de cor imaginária, que demonstra mais uma vez o aspecto lúdico do circo, em meio ao público avistamos um trovador, uma ocorrência dos primórdios do circo e outra personagem predominante é o homem que segura o arco, como se esperando um animal que o salte. Essa obra de Chagall possui ainda muitos detalhes que podem ser explorados em seus significados.
Depois de realizadas as leituras de obras dos temas do circo, proponha aos alunos que também retratem o circo através de pinturas à óleo sobre tela ou tinta acrílica sobre tela.
Organize uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.