(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) O esquema a seguir é um modelo de um “relógio de pingos”, ou seja, um dispositivo que pode marcar o tempo facilmente porque se comporta de maneira constante.
Nesse relógio, há um reservatório preenchido com líquido colorido que pinga regularmente, marcando uma fita registradora movida por cilindros que giram sempre com a mesma velocidade. Um trecho de 3,6 metros de extensão dessa fita registradora é mostrado na figura seguinte.
Esse trecho da fita representa quanto tempo?
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- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNIRIO) As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado:
- Geografia | A. Globalização
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
No texto, a expressão a “países emergentes” (l.5) refere-se a nações cujo desempenho econômico é caracterizado por ausência de competitividade no mercado internacional e baixa capacidade de produção.
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 º.Converse com os alunos antes de realizar a atividade. A música é uma forma de arte imaterial (não possui matéria física) e temporal (acontece no tempo). Quando se ouve uma música, existe uma predisposição do ouvinte na percepção dos sons, procurando e criando sentido e dando uma ideia de unidade a ela. Isto é, a intenção de ouvir aquele grupo de sons como música é fundamental para a percepção. Peça aos alunos para falarem de suas preferências musicais e de como o ritmo é importante e que estamos sempre com a escuta mais aguçada para o tipo de música que mais gostamos ou que estamos mais acostumados a ouvir.
2 º.Questione sobre que tipos de movimentos as pessoas podem fazer e se quando eles ouvem uma música tem vontade de fazer movimentos diferentes. Em seguida, proponha a experimentação de uma brincadeira com música.
3 º.Divida a sala em dois grupos. A metade será a “massinha” e a outra metade “os escultores”. As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do colega montando diferentes poses ao som de uma música.
4 º.Inicie com uma música bem lenta. Uns 2 minutos de música são suficientes para que os escultores movimentem as massinhas. Registre o momento.
5 º.Agora faça mais uma sessão de modelagem com uma música mais agitada. Registre o momento.
6 º.Coloque mais músicas sempre alternando os ritmos. Depois troque os papéis. Quem era massinha será escultor e vice-versa. Registre tudo.
7 º.Ao final da atividade, sente-se em uma roda com os alunos e deixem que falem sobre a experiência que vivenciaram.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A tabela abaixo informa alguns valores nutricionais para a mesma quantidade de dois alimentos, A e B.
Alimento
A
B
Quantidade
20 g
20 g
Valor Energético
60 kcal
80 kcal
Sódio
10 mg
20 mg
Proteína
6 g
1 g
Considere duas porções isocalóricas (de mesmo valor energético) dos alimentos A e B. A razão entre a quantidade de proteína em A e a quantidade de proteína em B é igual a
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Um bloco de massa m encontra-se inicialmente em repouso sobre uma plataforma apoiada por uma mola, como visto na figura. Em seguida, uma pessoa de massa M sobe na plataforma e ergue o bloco até uma altura h da plataforma, sendo que esta se desloca para baixo até uma distância d .Quando o bloco é solto das mãos, o sistema (plataforma+pessoa+mola) começa a oscilar e, ao fim da primeira oscilação completa, o bloco colide com a superfície da plataforma num choque totalmente inelástico. A razão entre a amplitude da primeira oscilação e a da que se segue após o choque é igual a: