Leia o texto a seguir.
Surfe aéreo sem asas ou paraquedas
Você pode não perceber, mas está sempre acompanhado. As criaturas invisíveis que ficam o tempo todo flutuando ao seu redor pertencem ao mundo real. São bactérias, fungos e vírus saídos do seu nariz, do nariz do seu vizinho ou do jardim ali em frente. São tão leves que se uma brisa mais forte pegá-los de jeito chegam a subir uns 30 metros. [...] Os movimentos do ar são o motor que impulsiona essas criaturas sem asas. “Nenhum micróbio mora no ar”, diz o microbiologista Walderez Gambale, da Universidade de São Paulo. “Eles apenas viajam ali, alguns sozinhos, outros de carona em gotículas de água ou partículas de poeira.”
Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/microorganismos-incrivel-zoo-ar-437125.shtml>.Acesso em: 08 set. 2012.
As criaturas citadas no texto que sempre nos acompanham são
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Em um placar acirrado (quatro votos a três), a Suprema Corte dos EUA decidiu que a cota racial conquistada por negros(as) e latinos(as) para admissão de novos(as) alunos(as) nas universidades não viola o princípio de igualdade perante a lei. Portanto, não é inconstitucional, como foi alegado. Nos EUA, a cota racial é chamada de “ação afirmativa”.
MELO, J. O. Suprema Corte mantém cota racial para universidades dos EUA. Disponível em: www.conjur.com.br. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).
A decisão da Suprema Corte, com impacto sobre o sistema educacional estadunidense, objetivou garantir a
- Ciências - Fundamental | 03. Geração de energia elétrica
A energia elétrica é um pouco como o ar que respiramos - você não pensa sobre ela até ficar sem. A energia apenas está "lá", satisfazendo cada uma de suas necessidades constantemente. Você a usa para aquecimento, esfriamento, cozimento, refrigeração, iluminação, produção de som, entretenimento. Sem ela, a vida pode ficar meio desconfortável.
A energia viaja desde a usina elétrica até sua casa por um sistema incrível chamado rede de distribuição de energia.
Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/redes-eletricas.htm. Acesso em: 31 mar. 2012.
Responda:
A) Onde é gerada a energia elétrica?
B) Como é possível que a energia gerada chegue às residências das pessoas?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O período da Nova República contou com diferentes governos, os quais apresentaram avanços significativos em algumas áreas e a manutenção de problemas em outros âmbitos.
Relacione corretamente cada presidente às ações do seu governo:
(1) Fernando Collor de Mello
(2) Fernando Henrique Cardoso
(3) Luís Inácio Lula da Silva
(4) José Sarney
(5) Dilma Roussef
( ) Optou por dar continuidade ao plano econômico que havia sido adotado pelo governo FHC. O objetivo era manter a inflação sob controle e adotou programas sociais que beneficiaram milhares de famílias brasileiras, permitindo que elas saíssem da linha da pobreza.
( ) Em seu governo a queda da inflação melhorou o poder aquisitivo da população e estimulou diversos setores da economia, mas foi criticado por vender empresas estatais a empresários particulares.
( ) Durante o seu primeiro governo, foi várias vezes alvo de questionamentos por causa de sua relação com o governo Lula, investigado em denúncias de corrupção. Em seu segundo mandato, uma grave crise econômica e social aconteceu no mundo, causando tensões políticas, fechamento de empresas e aumento da inflação e do desemprego.
( ) Primeiro presidente da República civil desde a década de 1960. Existia em seu governo muita desconfiança, por ter ele apoiado o regime militar no passado e também porque foi um dos políticos que votaram contra o projeto de eleições diretas para presidente, em 1984.
( ) Seu governo foi o mais criticado da história do nosso país. Para combater a inflação, sua equipe elaborou um plano econômico que confiscou boa parte do dinheiro que os brasileiros tinham guardado nos bancos. E estava envolvido em sérias denúncias de corrupção e mau uso do dinheiro público.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UEFS) Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
Os fungicidas aplicados em culturas de cereais e de alimentos, a exemplo do clorotalonil representado pela estrutura química e usado há mais de 30 anos, são potenciais poluentes da água.
I. A ação fungicida do clorotalonil está associada ao grupo dos nitrocompostos presente na estrutura.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. A estrutura apresenta o grupo funcional do éter.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
III. O grupo funcional do inseticida pertence à classe dos ésteres do ácido N-metilcarbâmico.
Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
IV. Pertence à classe funcional das cetonas e dos éteres.
V. O composto acima é denominado de butanoato de n-butil.
As afirmativas corretas são:
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
Contextualização para o texto III
(Ronald de Carvalho foi um dos escritores brasileiros que tiveram participação ativa na famigerada Semana de Arte Moderna, na qual pronunciou a conferência intitulada “A pintura e escultura moderna no Brasil”. Era um poeta de tendência conservadora, “indeciso entre o Simbolismo e o Parnasianismo”, conforme diz Agripino Grieco e como denunciam suas duas primeiras obras — Luz Gloriosa e Poemas e sonetos. Em 1922, porém, publica Epigramas Irônicos e Sentimentais, onde se pode encontrar uma teoria do verso moderno. Segundo Júlio de Carvalho, Ronald de Carvalho mostra, nessa obra, haver adquirido “consciência de que o poeta rompe em cada poema com uma série de códigos: o da língua, o da arte poética, etc.”.)
TEXTO III
Literatura
Como são lindos os teus alexandrinos,
[180] que lindos são, solenes, elegantes...
“Sob o vivo clarão dos poentes purpurinos,
passam, movendo a tromba, os tardos
[elefantes”
São perfeitos os teus alexandrinos!
[185] Mas como têm mais graça as asas dessa
[abelha,
ou essa fúlvida centelha
que turbilhona sem parar!
Como são muito mais interessantes
[190] que aqueles negros, inúteis elefantes,
esses pares de andorinhas que volteiam
em curvas longas, lentas pelo ar...
Poeta, que lindos são os teus alexandrinos
perfilados, solenes, elegantes...
[195] “Sob o vivo clarão dos poentes purpurinos,
Passam, movendo a tromba, os tardos
[elefantes...”
(Ronald de Carvalho. Da obra Epigramas Irônicos e Sentimentais. In: Antologia da Poesia Brasileira. Porto: Lello & Irmão Editores, 1984. p. 20-21.)
Assinale a alternativa em que o emprego dos pronomes esse(a,s) nas expressões referenciais — as asas dessa abelha; essa fúlvida centelha; esses pares de andorinhas — e aquele(s) — aqueles negros, inúteis elefantes, entre as linhas 185 e 191, foi justificado INCORRETAMENTE.