Os animais, assim como todos os seres vivos, são capazes de se reproduzir. Isso significa que eles podem dar origem a novos indivíduos, permitindo que continuem a existir. Leia o texto a seguir, que fala sobre um tipo de reprodução.
Fragmentação ou regeneração
Um novo indivíduo é formado por fragmentação a partir de um pedaço que se desprendeu acidentalmente do corpo de um indivíduo adulto. Ela ocorre em alguns platelmintos, como as planárias.
Disponível em:<http://www.escolakids.com/reproducao-dos-animais.htm> Acesso em: 30 mar. 2014.
O tipo de reprodução citada no texto é
( ) Assexuada ( ) Sexuada
Justifique.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Text for question. Crystal Cruises - Luxury Every Day
Come and sail on a Crystal Cruise ship. We have three ships: The Crystal Queen, The Crystal Princess, The Crystal Palace. Come and sail in luxury on cruises around the Caribbean Sea for 7 or 14 days. Our seven-day cruise costs $2000 and our two-week cruise is $3500. A typical one week cruise: • Day One - departure from Miami; • Day Two - free day in Nassau, in The Bahamas; • Day Three - near Haiti; • Day Four - visit Puerto Rico and Antigua; • Day Five - free day in Barbados; • Day Six - free day in Port of Spain, Trinidad; • Day Seven - travel to Caracas, Venezuela; • Day Eight - fly home. All food and drink is included in the price of your cruise (except for alcoholic drinks). Our cruise ships all have a casino, a movie theater, a five-star restaurant, a theater, a library and a fully equipped gymnasium. If you prefer to go on a cruise in another part of the world, we also organize cruises in the Baltic Sea and the Mediterranean. Our ships carry over 2000 passengers and we have nearly 600 crew members. So come on board today for the holiday of a lifetime! Call immediately: 020-4455832
Adapted from: <www.esl-lounge.com/student/reading/2r3-caribbean-cruise.php>. Accessed on: June 11th, 2014.
Enunciado:
Read the text and the sentences about it. Which sentences are true (T) and which are false (F)? Mark the correct alternative below.
I. Your cruise starts in the Bahamas.
II. You can go on a cruise for two weeks.
III. There is a cinema on board each ship.
IV. You can keep fit while you are on board the cruise ship.
V. The company only organizes cruises in the Caribbean.
VI.The one-week cruise finishes in a country in North America.
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Renato montou o trapézio ABCD usando palitos de fósforo de mesmo comprimento.
Considerando o comprimento de um palito de fósforo como unidade de medida de comprimento, o perímetro do trapézio ABCD é igual a
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Observe esta imagem que representa a posição do planeta Terra em relação ao Sol e o dia e a noite. Identifique no diagrama onde fica o Sol, onde está de dia, e onde está de noite, e escreva nos quadrinhos indicados responda:
- No quadrinho A está de dia ou de noite?
- No quadrinho B está de dia ou de noite?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
OS DOIS RATINHOS
Fábula recontada por
Ana Maria Machado
Era uma vez dois ratinhos. Bom, na verdade, eram dois camundongos, desses bem pequeninos quer vivem nas casas velhas. E era mesmo onde eles moravam, numa casa de fazenda que já tinha sido de avós e bisavós de gente. Por isso, a madeira cedia num lugar, o reboco descascava em outro, um pedacinho de taipa caía mais adiante... Era uma maravilha de moradia para ratinhos e camundongos. Havia túneis pelas paredes, amplas avenidas no forro e vastos descampados no porão, além de ruas e vielas por todo o esqueleto da casa.
Pois uma dessas ruas é a que nos interessa – e era a que mais interessava a eles. A que desembocava na cozinha.
Uma noite, os camundongos saíam para um passeio na cozinha. Era sempre uma festa.
Tinha lingüiça no fumeiro por cima do fogão de lenha.
Tinha chouriço pendurado na despensa.
Tinha queijo na prateleira.
Tinha um saco de fubá num canto.
Tinha tanta coisa para comer que nem dá para lembrar tudo.
Os dois ratinhos se banquetearam, se empanturraram, até se fartarem. Depois, deu sede. Mas um deles ainda tinha lugar na barriga para comer mais um bocadinho. Enquanto discutiam se já deviam ir beber água ou não, viram uma tigela imensa, coberta por um pano de prato de beiradas bordadas em ponto de cruz.
Foram olhar de perto. Era leite, que a cozinheira deixara para fazer coalhada. Uma tigela cheinha, quase transbordando.
Pronto! Era a solução! Assim matavam a sede e o restinho de fome ou gulodice ao mesmo tempo.
Mas, quando se equilibraram na borda da tigela para beber, um deles perdeu o equilíbrio e plaft! Caiu lá dentro. Na queda, tentou se agarrar ao rabo do outro e plaft! O segundo ratinho também caiu.
Começaram a tentar sair. Mas era difícil, a borda da tigela escorregava. E eles estavam pesados, de barriga cheia. Nadaram e se debateram, mas não dava para se apoiarem e saírem. Foram nadando, se debatendo e ficando cansados.
Um deles simplesmente desistiu. O outro resolveu que não ia entregar os pontos. Nadava, nadava, mesmo que fosse em círculos, só para não parar de lutar. Quando cansava muito, boiava ou se agarrava à borda e depois voltava a nadar. Passou assim a noite toda.
De manhã, quando a cozinheira chegou à cozinha e levantou o pano de prato bordado que cobria a tigela da coalhada, teve duas surpresas. Lá dentro tinha um camundongo morto. Mas a surpresa maior não foi essa. Foi ver que a coalhada tinha virado manteiga de tanto ser batida. E por cima havia, muito nítido, um caminho feito de rastros – as pegadas frescas de um ratinho que saíra caminhando sobre a manteiga e fora embora.
Moral: se é fábula, tem que ter moral, mas eu prefiro que você a descubra.
(Fonte: MACHADO, Ana Maria (org.) O tesouro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999. p.17-18.)
O segundo ratinho foi parar dentro da tigela de leite porque
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho.
O lobo e os sete cabritinhos
Era uma vez uma velha cabra que tinha sete cabritinhos que ela amava como só uma mãe sabe amar seus filhos. Um dia ela precisou ir até a floresta buscar comida para eles. Chamou os sete e disse:
— Meus queridos filhinhos, vou até a floresta. Tratem de tomar muito cuidado com o lobo, olhem lá, porque se ele entrasse nesta casa devorava vocês todos e não sobrava nem um pelinho. Aquele lobo é um bandido espertalhão, sabe fazer os outros pensarem que é outra pessoa. Mas não tem erro. Vocês logo reconhecem o bicho pela voz rouca e pelas patas pretas.
Os cabritinhos responderam:
— Está bem, mãezinha, vamos tomar muito cuidado, pode sair sossegada.
A velha mãe fez beéé, concordando, e foi-se embora sem se preocupar. [...]
JAHN, Heloisa. Contos de Grimm. Tradução. 9.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 91 pág. (Fragmento).
Os termos grifados, no trecho retirado da fábula O lobo e os sete cabritinhos, se referem ao mesmo personagem: a cabra. Levante pelo menos uma hipótese que explique a razão de se usar no início do trecho o determinante uma e no final, o determinante a.