Nas alternativas a seguir, há uma explicação correta para o item correspondente. Assinale-a:
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Desde os idos de 1930, observações astronômicas indicam a existência da chamada matéria escura. Tal matéria não emite luz, mas a sua presença é inferida pela influência gravitacional que ela exerce sobre o movimento de estrelas no interior de galáxias. Suponha que, numa galáxia, possa ser removida sua matéria escura de massa específica ρ > 0, que se encontra uniformemente distribuída. Suponha também que no centro dessa galáxia haja um buraco negro de massa M, em volta do qual uma estrela de massa m descreve uma órbita circular. Considerando órbitas de mesmo raio na presença e na ausência de matéria escura, a respeito da força gravitacional resultante F exercida sobre a estrela e seu efeito sobre o movimento desta, pode-se afirmar que
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
A Aliança do Pacífico é mais um bloco econômico no continente americano, dentro das atuais tendências da globalização a principal motivação para a integração desde países é
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
GOVERNO INVESTE EM ESCOLA RURAL
As primeiras diferenças estão logo ali. Pés que teimam em ficar descalços na sala de aula, a professora que recebe goiabas de presente, a terra vermelha do lado de fora. Dos 55 milhões de estudantes brasileiros, 7,6 milhões estão em escolas rurais. Estão sendo mudados currículos, formas de ensinar e o calendário escolar, levando em conta as características da vida no campo. Metade das escolas brasileiras está em áreas rurais e metade das escolas do campo tem só uma sala de aula. Em muitas escolas do campo, alunos com várias idades, de séries diferentes, estudam juntas na mesma turma. Nas escolas rurais, já são reconhecidos com dias de aula o período em que estudantes ficam em casa desenvolvendo projetos agrícolas com suas famílias, com o apoio das escolas. Os jovens da zona rural não poderem cumprir o calendário escolar das cidades porque trabalham nas suas propriedades. Em uma escola rural, os projetos trabalhados foram a visita e o estudo de um apiário (local para a criação de abelhas) e de um criadouro de avestruzes. Nas novas escolas rurais, a quantidade de crianças que abandona a escola é nula. Disponível em < http://aprendiz.uol.com.br/content/cilehofros.mmp> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Explique por que as escolas da cidade e as escolas rurais não devem ser iguais.
- Matemática - Fundamental | 05. Números Decimais
A média de geração de lixo no Brasil é 1,152 kg por habitante, por dia, padrão próximo ao dos países da União Europeia, cuja média é de 1,2 kg por dia por habitante. Nas grandes capitais, esse volume cresce ainda mais. Brasília é a campeã, com 1,698 kg de resíduos coletados por dia, seguida do Rio, com 1,617 kg/dia, e São Paulo, com 1,259 kg/dia. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral%2cbrasileiro-produz-tanto-lixo-quanto-europeu-imp-%2c556731. Acesso em: 2 jun. 2016 Miguel, ao ler essa notícia, quis saber como estava a produção de lixo em sua casa. Lá moram 5 pessoas. Ele pesou o lixo todos os dias durante uma semana. Os resultados estão na tabela a seguir:
a) Calcule a média de lixo gerado por essa família por dia.
b) Calcule a média diária de lixo por pessoa.
c) Essa média está mais próxima a qual das médias apresentadas no texto.
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais não podem ser substituídos e são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A seguir, observe a pirâmide alimentar:
Alimentos ricos em carboidratos estão presentes na alternativa: