Demonstre, por meio de um desenho, como as plantas fazem fotossíntese, indicando as substancias usadas e produzidas neste processo.
Questões relacionadas
- Física
Dois fios A e B retos, paralelos e extensos, estão separados por uma distância de 2 m. Uma espira circular de raio igual a
encontra-se com seu centro O a uma distância de 2 m do fio B, conforme desenho abaixo
A espira e os fios são coplanares e se encontram no vácuo. Os fios A e B e a espira são percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade i= 1 A com os sentidos representados no desenho. A intensidade do vetor indução magnética resultante originado pelas três correntes no centro O da espira é:
Dado: Permeabilidade magnética do vácuo: - História | 1. Colônia
Analise as proposições sobre as populações indígenas na História do Brasil.
I. A escravidão indígena não vigorou porque as populações indígenas não possuíam vocação para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrópole portuguesa.
II. A contribuição indígena foi marcante em elementos do folclore, da culinária e da língua, e também no que diz respeito à organização social e econômica do Brasil.
III. Em Santa Catarina, a concentração de populações indígenas foi maior no litoral, em especial com a população Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as políticas de incentivo à imigração europeia na região.
IV. O assassinato de lideranças indígenas, na contemporaneidade, possui vínculos com as lutas pela demarcação de terras indígenas.
V. No período da chegada dos europeus, no Brasil, as populações indígenas organizaram diversas expedições de luta e de resistência à invasão europeia, chegando a organizar uma grande confederação de povos indígenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios e contou com a aliança de lideranças indígenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro.
Assinale as alternativa corretas.
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Texto base: Segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores (ANFAVEA) foram vendidos, em setembro de 2015, aproximadamente, 200 mil veículos novos no Brasil. Apesar de ser um número muito alto de veículos novos vendidos, houve uma redução de 32% em relação ao número de veículos vendidos em setembro de 2014. Essa redução foi explicada, principalmente, pela crise que o país atravessou nesse ano específico.
Enunciado:
Quantos veículos novos foram vendidos, aproximadamente, em setembro de 2014?
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise este gráfico que representa a dinâmica populacional de dois países distintos.
http://www.ceap.g12.br/projetos2008/8serieB/ArturGuilhermeJordan/piramide.jpg
Com base nas informações contidas nas pirâmides, considere as afirmações a seguir.
I. Uma base estreita e ápice dilatado indicam, respectivamente, natalidade reduzida e elevada expectativa de vida.
II. Uma base larga e ápice estreito indicam, respectivamente, alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida.
III. A base larga é típica de “países jovens” devido à sua forma semelhante a de um triângulo.
IV. A base estreita é típica de “países maduros” onde as taxas de natalidade são baixas e a vida média é elevada.
Estão CORRETAS as afirmativas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: A questão se refere à imagem e ao texto a seguir.
PRIORE, Mary Del; VENÂNCIO, Renato P. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.p154 Muito antes de europeus colocarem o pé no continente africano, havia escravos no Reino do Congo. A estratificação social do reino, por sinal, era de uma nitidez absoluta. Havia a aristocracia, um segmento intermediário de homens livres e a massa escrava. A aristocracia formava uma casta, desde que seus membros eram impedidos de se casar com plebeus. A parte pesada dos trabalhos agrícolas recaía, evidentemente, sobre os escravos. RISÉRIO, Antonio. Escravos de escravos. In: Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 63.
Enunciado:
Quem se tornava um escravo na África, antes da chegada dos europeus neste continente?