Leia o texto a seguir.
O ser humano contribui para as mudanças climáticas ao provocar o aquecimento global. Isso acontece porque várias atividades humanas emitem gases do efeito estufa. Esses gases, como o gás carbônico e o metano, impedem a saída dos raios infravermelhos da atmosfera terrestre, o que provoca o aquecimento do planeta. Disponível em: http://goo.gl/d787gl. Acesso em: 10 abr. 2015. Fragmento.
Uma atividade humana que contribui para as mudanças climáticas no planeta é
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 5.1 Ângulos e Operações
Leia o texto informativo sobre a bicicleta.
A bicicleta
Um dos maiores inventos, depois da roda, foi, sem dúvida, a bicicleta. Cronologicamente, ela antecedeu aos motores, além de ser considerada o “primeiro veículo mecânico” para o transporte individual. Foi inventada em 1791 pelo francês J. H. Civac e recebeu o nome de “celerífero”.
Nesses 221 anos de existência, a bicicleta esteve presente em vários momentos da história da humanidade. Podemos citar inúmeras situações em que o uso da bicicleta se faz importante:
é um bem de primeira necessidade para a população de baixa renda;
contribui para melhoria ambiental, pois não polui o ar com gases tóxicos;
racionaliza o espaço urbano;
a sua prática representa um meio de melhoria na condição de vida saudável das pessoas;
contribui para a redução do trânsito de veículos motorizados.
Observe o esquema representativo de uma bicicleta clássica.
As medidas dos ângulos determinados pelos componentes de uma bicicleta representam fator importante no seu equilíbriodinâmico. As variações do ângulodo selim e de avanço do guidão definem, normalmente, a posturaque o ciclista usará ao pedalar.
Disponível em: http:/www.escoladebicicleta.com.br. Acesso em: 11 out. 2011.
Com base no texto, resolva cada item proposto.
(A) Comparando o ângulo do selim com o ângulo de avanço, qual deles é o maior? Justifique sua resposta, por escrito, utilizando argumentos matemáticos.
(B) Comparando o ângulo do tubo do selim com o ângulo da caixa de direção, é possível determinar com exatidão qual deles é o maior? Justifique sua resposta, por escrito, utilizando argumentos matemáticos.
(C) Escreva como seria possível determinar com exatidão a medida de cada um dos ângulos do item anterior ( letra B).
(D) Escreva que instrumento de medida você utilizaria para medir os ângulos da figura e qual a unidade de medida utilizada.
- Ciências - Fundamental | 12. O Solo
(FUNDATEC) De acordo com Moreira (2011), o solo é constituído por
Quais estão corretas?
IV. Partículas minerais.
III. Matéria orgânica.
II. Água.
I. Ar.
- Geografia | 2. Cartografia
Examine o esquema.
As relações apresentadas no esquema fazem referência à
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos.
Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional.
PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In:
Melhores contos. São Paulo: Global, 2005.
As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a)
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Observe estes números: 2; –4; 0; –1; –3; –2; +3. Assinale a alternativa que os apresenta em ordem crescente.