Compare as duas imagens. Elas representam ciclos econômicos do Brasil colonial.
1. De acordo com as imagens, responda:
a) Quais são os ciclos econômicos que cada imagem representa?
b) Como esses ciclos se caracterizavam?
c) Explique se a população referente à primeira atividade econômica (representada pela primeira imagem) sofreu as mesmas dificuldades da segunda atividade.
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Assinale a opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, das classificações dos ângulos abaixo:
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Analise a imagem do menino caçando borboletas.
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-perseguindo-borboletas-image6748673. Acessado em 01/10/2011.
Escreva nos traços o nome das partes do corpo do menino.
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O mapa a seguir mostra a parte sul do continente africano.
A escala do mapa é 1: 29 500 000. Observe que há uma estrada de ferro ligando a Cidade do Cabo a Porto Elizabete, na República da África do Sul. No mapa, essa estrada tem 2,4 cm.
O comprimento real dessa estrada de ferro, em quilômetros, é
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(FEEVALE) O soro fisiológico pode ser utilizado em diversos procedimentos caseiros, como para limpar feridas e machucados, para higiene nasal ou para limpeza de lentes de contato. Normalmente é uma solução a 0,9% de cloreto de sódio em água. Em caso de necessidade, pode ser feito em casa, fervendo-se previamente a água utilizada para fazer soro. Foi necessário preparar 0,5 litro dessa solução.
Marque a alternativa que apresenta respectivamente a quantidade de cloreto de sódio necessária para essa preparação e a concentração molar dessa solução.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.01 Sujeito
Leia o texto e, em seguida, responda à questão. Horror a aprender Se quiséssemos numa fórmula definir a mentalidade mais ou menos generalizada dos que militam na vida literária brasileira, não lograríamos descobrir outra que melhor se prestasse do que esta: horror a aprender. Nosso autodidatismo enraizado, nossa falta de hábito universitário, fazem com que aprender, entre nós, seja motivo de inferioridade intelectual. Ninguém gosta de aprender. Ninguém se quer dar ao trabalho de aprender. Porque já se nasce sabendo. Todos somos mestres antes de ser discípulos. Aprender o quê? Pois já sabemos tudo de nascença! Ignoramos essa verdade de extrema sabedoria: só os bons discípulos dão grandes mestres, e só é bom mestre quem foi um dia bom discípulo e continua com o espírito aberto a um perpétuo aprendizado. Quem sabe aprender sabe ensinar, e só quem gosta de aprender tem o direito de dar lições. Como pode divulgar e orientar conhecimentos quem mantém o espírito impermeável a qualquer aprendizagem? Afrânio Coutinho. No hospital das letras, 1963.
Para o autor, a causa do horror a aprender está na: