Observe o mapa.
Povoamento da América
De acordo com o mapa, de quais continentes vieram os primeiros habitantes da América?
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
O sítio promotor é a região da molécula de DNA que informa o local em que um determinado gene se origina. Ele é composto por sequências específicas de nucleotídeos reconhecidas pelas enzimas responsáveis pela síntese de RNA. É depois dessa sequência que uma molécula de RNA começa a ser sintetizada.
Disponível em: http://www.uel.br. Acesso em: 10 out. 2018.
Considere o seguinte trecho de uma molécula de DNA:
3´ - AAC GGG CAG TAC CGG CCT AGC CAC CCC CAG GTA AAC CAG GGG ACT CCC GTA AGT - 5´
Nesse trecho, a sequência AAC GGG CAG é o sítio promotor de um gene a ser transcrito, e a tríade ACT codifica o fim da síntese proteica. Quantos aminoácidos constituem a proteína formada a partir do gene apresentado?
- Física | A. Escalar
Foi realizada uma experiência em que se utilizava uma lâmpada de incandescência para, ao mesmo tempo, aquecer 100 g de água e 100 g de areia. Sabe-se que, aproximadamente, 1 cal = 4 J e que o calor específico da água é de 1 cal/g ºC e o da areia é 0,2 cal/g ºC. Durante 1 hora, a água e a areia receberam a mesma quantidade de energia da lâmpada, 3,6 kJ, e verificou-se que a água variou sua temperatura em 8 ºC e a areia em 30 ºC. Podemos afirmar que a água e a areia, durante essa hora, perderam, respectivamente, a quantidade de energia para o meio, em kJ, igual a
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Os portugueses enquanto descobridores do Brasil, deixaram muitas heranças para a cultura brasileira. A mais evidente herança é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do país,e também na alimentação, na arte popular, na arte erudita, etc.
Sobre a sociedade portuguesa é CORRETO afirmar:
- Geografia - Fundamental | E. Regionalização do Território Brasileiro
As divisões regionais brasileiras consideram aspectos naturais e socioeconômicos, tais como vegetação, clima e atividades econômicas. Além disso, buscam semelhanças históricas e culturais, como condições demográficas, infraestruturais, etc.
A classificação oficial do IBGE divide o país em 5 regiões. Essa regionalização considera os limites de fronteiras dos estados para formar as divisões regionais em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A divisão em complexos geoeconômicos, elaborada por Pedro Pinchas Geiger, propôs uma separação em 3 regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, não coincidindo os limites estaduais com suas fronteiras.
Ambas regionalizações podem ser vistas na imagem abaixo:
Comparando as duas divisões observamos que as fronteiras da região
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
2. Esse assunto é bastante atraente e vale à pena pesquisar sobre ele. Proponha aos alunos que pesquisem sobre o assunto e depois abra um espaço para trocarem as informações pesquisadas. Abaixo algumas dicas de maquiagem circense:
Há muito tempo a maquiagem vem ganhando destaque e prestígio. Ela é responsável por transformações inacreditáveis, faz o feio ficar belo e dá vivacidade à proposta do artista.
Há quem use por vaidade para corrigir imperfeições e outros para fins profissionais, por isso a Artes do Circo investe na maquiagem como essencial para os circenses e todos os artistas ou até mesmo as pessoas vistas como normais. Pessoas que encaram o dia a dia que já é tão preto e branco e merece ser preenchido com cores, cores essas que destacamos para vocês.
Acompanhe 10 dicas selecionadas para uma maquiagem de sucesso e a lista de materiais
10 dicas para uma maquiagem de sucesso.
Algumas dicas são imprescindíveis para a elaboração de uma boa maquiagem, portanto vamos passo a passo para que se possa entender esse processo:
1. Tenha em mãos uma toalha umedecida e outra seca. Para que se possa limpar as mãos e os pincéis durante a execução da maquiagem.
2. Separe as esponjas e os pincéis de acordo com a cor (pankake ou clown) que irá usar.
3. Faça a “pele” cobrindo de forma uniforme usando pankake ou clown branco.
4. Aplique talco ou pó translúcido de forma abundante para tirar o aspecto oleoso do clown.
5. Para fazer os “traços” usando pankake, utilize um copo d’água para molhar o pincel no pankake, deixando-o em uma forma mais liquida. Isso facilitará na hora da aplicação do traço na área desejada.
6. Após definir o traço, se desejar, esfumace-o usando o próprio dedo, esfregando no sentido do traço até atingir um degradê uniforme.
7. Faça o acabamento usando um pincel de blush, de preferência com a cor amarela, já que suas nuances combinam mais com outras cores.
8. É possível ainda usar glitter “furta cor” para dar um tom mais alegre para sua maquiagem.
9. Para a maquiagem não escorrer ou não borrar durante o numero ou apresentação, o laquê de cabelo ajuda bastante. Utilize de forma moderada.
10. Por fim, é bom lembrar que a limpeza e a organização com os materiais são essenciais para explorar sua criatividade na hora de maquiar.
Lista de Materiais
Essenciais:
Clown - Catharine Hill (é aquele material branco pra fazer a cobertura da pele)
Pankakes - sem especificação de marca (é o material colorido a base de água usado para colorir as makes).
Pincéis- de preferência os do tipo "timbrado" ou achatados por dar uma maior firmeza ao traço.
Pincéis de blush - Para fazer o "degradê" com as cores.
Talco ou pó translúcido - para tirar a oleosidade e fixá-lo melhor após aplicar o clown.
Materiais Adicionais
Glitter, lantejoulas e purpurinas (tudo o que colorir e enfeitar a maquiagem é bem vindo)
Observação: para colar as lantejoulas na pele use "cola de isopor", ela adere bem a pele e não causa irritações.
http://www.artesdocirco.com.br/index.php?maquiagem-no-dia-a-dia
No livro didático já existe uma atividade de maquiagem, aprimore esse exercício sugerindo aos alunos que realizem uma maquiagem temática. Para isso eleja alguns temas como “personagens”, onde poderão fazer a maquiagem de alguns personagens que eles consideram interessantes como “Curinga” do Batman, a “Tempestade” do X-Men, as meninas do filme “The Runaways”, “Malvina Cruela” de 101 Dalmatas, ou temas como natureza onde poderão ser explorados florais, borboletas e joaninhas.