O retângulo ABCD da figura a seguir é formado por quatro quadrados representados pelos algarismos romanos I, II, III e IV.
a) Qual a área do quadrado I?
b) Qual a área do quadrado III?
c) Qual a área do quadrado IV?
d) Qual a área do retângulo ABCD?
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(FATEC) Nos primeiros Jogos Olímpicos, as provas de natação eram realizadas em águas abertas, passando a ser disputadas em piscinas olímpicas em 1908. Atualmente, os sensores instalados nas piscinas cronometram, com precisão, o tempo dos atletas em até centésimos de segundo. Uma das disputas mais acirradas é a prova masculina de 50m em estilo livre. Observe o tempo dos três medalhistas dessa prova nos Jogos de Londres em 2012.
Considerando a velocidade média dos atletas, quando o vencedor completou a prova, a distância entre César Cielo e o ponto de chegada era de, aproximadamente,
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEFS) O espectro eletromagnético é o conjunto das frequências conhecidas para as ondas eletromagnéticas e é dividido em regiões com nomes especiais, que são determinados ou pelo modo de produção ou pelo modo de utilização das ondas eletromagnéticas.
Com base nos conhecimentos sobre Radiações Eletromagnéticas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet. Não dá mais para tomar como verdade absoluta a representação de um dado, fato ou evento feita por um repórter, editor e dono de um veículo de comunicação jornalística.
Este fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
Uma notícia como por exemplo a alta do dólar pode ser lida como um fato positivo para quem é exportador, uma catástrofe para quem depende da importação, uma arma político/eleitoral para um candidato presidencial, uma manipulação cambial por especuladores ou um ajuste macroeconômico promovido por bancos multinacionais. É apenas uma amostra de diversas percepções possíveis para um mesmo dado numérico.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 28 out. 2021.
Nesse texto, busca-se defender uma ideia por meio da exploração de argumentos. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEAL) Um estudante posiciona uma lente, acima de uma superfície horizontal, de forma que os raios solares incidam perpendicularmente sobre ela. Em seguida, ele movimenta a lente até conseguir concentrar a luz solar emergente da lente em um ponto luminoso na superfície. Nesse instante, utilizando-se uma régua, a distância d, entre a lente e a superfície, é medida.
Com base nas informações e nos conhecimentos sobre a Óptica Geométrica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Existe um dia dedicado ao combate ao trabalho infantil. Em sua opinião, por que foi criado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil?