Vitor foi até uma loja de suprimentos para informática comprar cartuchos para sua impressora, pacotes de papel sulfi te e alguns cadernos. O gráfi co seguinte apresenta a quantidade de cada um desses produtos que ele comprou.
Sabe-se que cada cartucho custa 32 reais; cada pacote de sulfite, 24 reais; e cada caderno, 11 reais. Vitor conseguiu pagar toda a compra em três parcelas, sem aumento algum sobre o preço à vista.
Dessa maneira encontre o valor de cada parcela que Vitor irá pagar.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Cartolina
- Tesoura
- Palitos de picolé ou churrasco
- Lençol braço
- Lanterna
- Fita crepe
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco e exibir vídeos para que as crianças possam
apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos, o professor deverá
conversar com os alunos sobre o que assistiram.
Disponível:
- Os três porquinhos - https://www.youtube.com/watch?v=pMX24VAc9cs
- Lenda do Teatro de Sombras https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs
- O professor vai propor às crianças a montagem de um teatro de sombras.
- O professor, junto com as crianças vão criar um tema da história que vai ser contada
e coletivamente as crianças vão criar um texto para este teatro.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de criação.
- Depois de escolhido o tema da história, o professor vai pedir aos alunos que se
dividam em grupo de 06 crianças. Cada grupo vai criar um personagem .
- Para a criação dos personagens, o professor vai instruir as crianças a fazer um
desenho (pequeno) em uma cartolina para depois ser recortada e colada em um
palito de picolé ou churrasco.
- Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criou.
- O professor deverá providenciar um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e
lanterna. (cenário)
- As crianças irão se organizar em grupos : apresentadores e plateia . Depois, as
crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua
apresentação.
- Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da
escola.
- Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola,
socializando os trabalhos das crianças
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.htm
- O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de
teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade, os
alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Fernando de Noronha ganha recipientes para coleta seletiva de lixo Projeto prevê a implantação de 80 lixeiras na ilha, coletores para resíduos orgânicos e materiais recicláveis nos pontos de ônibus [...]. A Administração de Fernando de Noronha deu início à instalação de recipientes de lixo para coleta seletiva. Os chamados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) começaram a ser instalados na ilha nesta semana [...]. MARINHO, Ana Clara. Fernando de Noronha ganha recipientes para coleta seletiva de lixo. G1.
Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2019/05/09/fernando-denoronha-ganha-recipientes-para-coleta-seletiva-de-lixo.ghtml. Acesso em: 29 maio 2019.
A imagem que pode ilustrar a informação presente no trecho da notícia é:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?
ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escrevetenho quereformular, e nãotenho de reformular,pode-secolocar dois constituintes,e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
- Matemática
A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.
Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A mulher desempenhava um papel limitado no mundo árabe. Segundo a charia, toda mulher devia ter um guardião homem – o pai, o irmão ou algum membro da família. (...) A charia permitia ao homem ter mais de uma esposa (...) A desigualdade também se mostrava nas leis de herança. (...) A esposa recebia no máximo um terço. Uma filha herdaria só a metade da parte de um filho. (...) Num caso legal, o testemunho de uma mulher só teria metade do peso de um homem.
Fonte: HOURANI, Albert. Uma história dos Povos Árabes. São Paulo: Companhia das Letras. 1994. p.133, 134 .
COMPARE a situação da mulher na sociedade brasileira atual com a da mulher árabe descrita no texto, destacando as diferenças entre elas