(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO)
Nas falas do 1.º e do 3.º quadrinhos, observam-se características que demonstram a intenção do cartunista em adotar uma
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.
Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:
CH3(CH2)16COO- + H2O CH3(CH2)16COOH + OH-
Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
- Física | A. Leis de Newton
Segundo Aristóteles, uma vez deslocados de seu local natural, os elementos tendem espontaneamente a retornar a ele, realizando movimentos chamados de naturais. Já em um movimento denominado forçado, um corpo só permaneceria em movimento enquanto houvesse uma causa para que ele ocorresse. Cessada essa causa, o referido elemento entraria em repouso ou adquiriria um movimento natural.
PORTO, C. M. A física de Aristóteles: uma construção ingênua? Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 31, n° 4 (adaptado).
Posteriormente, Newton confrontou a ideia de Aristóteles sobre o movimento forçado através da lei da
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a charge atentamente:
A charge foi feita como forma de crítica à construção de Brasília. Sendo assim, é possível reconhecer os argumentos dos opositores à construção da cidade na
- Química | 1.1 Introdução à Química
O problema da poluição da água afeta muito a qualidade de vida de uma cidade, trazendo prejuízos de ordem social e econômica. A seguir, são apresentados dois processos que têm como intuito a despoluição de águas.
PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos: O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto da cidade e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas.
SABESP. Tratamento de esgotos. Disponível em: http://site.sabesp.com.br.Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
PROCESSO 2 - Tratamento de rios: O processo começa com a remoção mecânica dos resíduos sólidos carregados pelo rio e são adicionados os agentes coagulantes que agregam a sujeira. Após essa etapa, é realizada a microaeração, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água, facilitando sua remoção. Dependendo do uso a ser dado à água, ocorre a desinfecção do efluente.
Sampa Online. Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros.Disponível em: http://www.sampaonline.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o
- Biologia | 09. Botânica
(Uefs) As angiospermas são as plantas com maior número de espécies e de indivíduos e que ocupam o maior número de habitats. A polinização nessas plantas pode ser realizada por diversos agentes, sendo este um dos fatores que explica a maior abundância das angiospermas, em relação às demais plantas. Suas flores variam muito em características, podendo ser unissexuadas ou hermafroditas.
As informações do texto referem-se a aspectos da reprodução das angiospermas sobre os quais é correto afirmar: