(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: vírgulas significam pausas.
Revista Língua Portuguesa, n.º 36, outubro de 2008, p. 30.
A publicidade utiliza recursos e elementos linguísticos e extra-linguísticos para propagar sua mensagem. O autor do texto publicitário acima, para construir seu sentido, baseia-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DO-PARÁ SAÚDE E NUTRIÇÃO A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio? Também conhecida como castanha do Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais! O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Você pode saber mais sobre a importância das gorduras boas aqui. A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia: 25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo; 18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos; 10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo; 9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo. Disponível em: <http://www.saboremmovimento.com.br/as-propriedades-e-beneficios-da-castanha-do-para/>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento).
Embora o texto apresente termos científicos, como “poli” e “monoinsaturadas”, “colesterol”, “magnésio, fósforo, zinco”, dentre outros, explique por que ele não pode ser considerado um texto científico.
- Matemática | 05. Matrizes
(UNICAMP) Em uma matriz, chamam-se elementos internos aqueles que não pertencem à primeira nem à última linha ou coluna. O número de elementos internos em uma matriz com 5 linhas e 6 colunas é igual a:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a
- Física
Considere um edifício em construção, constituído pelo andar térreo e mais dez andares. Um servente de pedreiro deixou cair um martelo cuja massa é 0,5 kg a partir de uma altura do piso do décimo andar. Suponha que cada andar tem uma altura de 2,5 m e que o martelo caiu verticalmente em queda livre partindo do repouso. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e o martelo como uma partícula. Despreze a resistência do ar, a ação do vento e a espessura de cada piso.Levando em conta as informações dadas, analise as seguintes afirmativas:
1. A velocidade do martelo ao passar pelo teto do 1° andar era 20 m/s.
2. A energia cinética do martelo ao passar pelo piso do 5° andar era maior que 100 J.
3. Se a massa do martelo fosse o dobro, o tempo de queda até o chão diminuiria pela metade.
Assinale a alternativa correta.
- Física
Com relação às colisões elástica e inelástica, analise as proposições.
I. Na colisão elástica, o momento linear e a energia cinética não se conservam.
II. Na colisão inelástica, o momento linear e a energia cinética não se conservam.
III. O momento linear se conserva tanto na colisão elástica quanto na colisão inelástica.
IV. A energia cinética se conserva tanto na colisão elástica quanto na colisão inelástica.
Assinale a alternativa correta.