A chamada Revolução Verde, iniciada na década de 1950, consistia em mudanças tecnológicas na produção agrícola e na reestruturação fundiária nos países subdesenvolvidos. Um dos objetivos dessas mudanças era resolver o problema da fome no mundo.
As consequências imediatas dessa revolução nos países subdesenvolvidos incluem
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UEFS) De acordo com seus conhecimentos de termodinâmica, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A energia interna de uma dada massa de gás é função exclusiva da temperatura termodinâmica.
( ) A área do diagrama pressão x volume representa, numericamente, o trabalho realizado por um gás.
( ) O fenômeno de expansão adiabática, que exibe a variação da energia interna ΔU < zero, pode ser percebido em uma bomba de ar manual quando enche uma bola de ar.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A respeito da figura acima, assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Algumas crianças resolveram jogar dados e registrar os resultados na tabela a seguir.
Enunciado:
1. Faça os cálculos de acordo com os registros da tabela e responda:
a) Quem marcou menos pontos ao final do jogo?
b) Quem marcou o maior número de pontos por partida e quantos pontos fez no total?
c) Quem ganhou o jogo?
d) Qual é a diferença de pontos entre um jogador e outro?
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do TextoDisponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).O que não nos damos conta é de que podemos mudar a rota a qualquer instante, porque as certezas absolutas não existem.A apropriação das informações produzidas na imagem do GPS, nesse texto, tem o propósito de