A chamada Revolução Verde, iniciada na década de 1950, consistia em mudanças tecnológicas na produção agrícola e na reestruturação fundiária nos países subdesenvolvidos. Um dos objetivos dessas mudanças era resolver o problema da fome no mundo.
As consequências imediatas dessa revolução nos países subdesenvolvidos incluem
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNIPÊ) O olho humano é sensível à radiação eletromagnética com comprimentos de onda na faixa de 400 nm até 700 nm, sendo o comprimento de onda mais curto no espectro visível correspondente à luz violeta e o mais longo, à luz vermelha.
Nessas condições, é correto afirmar que a frequência da luz violeta que se propaga no vácuo, em 1014 Hz, é igual a
- Biologia | 03. Bioquímica
Atente à seguinte representação químico-estrutural de um aminoácido.
Considerando a figura acima, assinale a afirmação verdadeira.
- História | 6.08 Imperialismo
A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.
SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).
O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Analise o mapa para responder à questão
(www.nature.com, 25.02.2020.)
O retângulo destacado no mapa e seu texto informam que, muitas vezes, o desmatamento
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
Hobbes, filósofo contratualista, ao expor sua teoria política defendeu que o (a)