Materiais:
- Canetinhas com ponta luminosa (que emitem luz vermelha) - uma para cada criança (compre em lojas de preço único).
- Sala com menor intensidade de luz para efetivar a visão do feixe de luz da caneta.
- Máquina fotográfica - para uso do professor.
Desenvolvimento:
1 - Prepare um ambiente com penumbra para a execução da experiência.
2 - Prepare a turma para a atividade dizendo-lhes que eles desenharão com a canetinha na parede.
3 - Distribua então as canetinhas de ponta luminosa para cada criança e deixe que elas brinquem com as canetinhas no espaço da sala.
4 - Oriente a experiência dos alunos sugerindo:
- movimentos rápidos
- movimentos lentos
- movimentos redondos
- movimentos em zigue-zague, etc
5 - Enquanto a experiência acontece, registre em fotografias os resultados: não apenas as luzes nas paredes como também o olhar, a expressão, a reação das crianças diante da experiência.
6 - Se possível, registre por escrito as falas e comentários da turma enquanto acontece a experiência.
7 - Realize uma exposição das fotografias e anexe as frases que você anotou como complementação visual das imagens expostas.
8 - Visite com as crianças a montagem da exposição e realize com elas uma roda de conversa a respeito do que foi desenhar com a luz nas paredes, o que elas sentiram enquanto desenhavam, se elas imaginavam coisas e o que era imaginado, o que mais gostaram na experiência, etc.
Observações:
1 - Sugiro que a impressão das fotografias seja realizada no tamanho A4 em preto e branco e que elas sejam montadas sobre papel colorset preto com margem de 7cm.
2 - Privilegie boas impressões. Caso contrário não realize a exposição.