A professora pediu a seus alunos que calculassem o perímetro do retângulo abaixo. Todas as medidas estavam em centímetros.
André fez a seguinte conta para resolver o problema:
Perímetro = 6 + 2 + 6 + 2.
Clara resolveu o problema fazendo assim:
Perímetro = (6 + 2) x 2.
Pode-se afirmar que
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Texto base: Considere os climogramas e o mapa a seguir.
Enunciado:
Os climogramas I e II apresentam respectivamente os climas nas seguintes áreas:
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Origami de Cabeça de Urso
Disponível em: <http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cabeca-de-urso/>. Acesso em 27 mai. 2016.
O texto anterior recebe o nome de texto instrucional. Normalmente, apresentam: título, material necessário e etapas de produção.
a) O que faltou nesse texto?
b) As instruções dadas, acompanhadas de imagens são suficientes para a produção do Origami? Justifique.
c) Qual é a importância dos textos instrucionais?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Leia a tirinha a seguir:
FRANK & ERNEST, BOB THAVES © 2008 THAVES/DIST. BY UNIVERSAL UCLICK
THAVES, Bob. Frank & Ernest. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 13 out. 2008
No trecho “Se ficarmos tempo demais no sol, estamos fritos!”, o ponto de exclamação tem efeito de
- Matemática | 15.2 Reta
(ITA) Se a reta de equação x = a divide o quadrilátero cujos vértices são (0,1), (2,0), (4,0) e (6,4) em duas regiões da mesma área, então o valor de a é igual a:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO I
A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.
Disponível em: www.greenpeace.org. Acesso em: 20 maio 2013.
TEXTO IIOs alimentos geneticamente modificados disponíveis no mercado internacional não representam um risco à saúde maior do que o apresentado por alimentos obtidos através de técnicas tradicionais de cruzamento agrícola. Essa é a posição de entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e para Agricultura (FAO), o Comissariado Europeu para Pesquisa, Inovação e Ciência e várias das principais academias de ciência do mundo. A OMS diz que até hoje não foi encontrado nenhum caso de efeito sobre a saúde, resultante do consumo de alimento geneticamente modificado (GM) “entre a população dos países em que eles foram aprovados”.
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 20 maio 2013.Os textos tratam de uma temática bastante discutida na atualidade. No que se refere às posições defendidas, os dois textos