As figuras a seguir são polígonos. Assinale a opção na qual os lados destacados são paralelos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 1
No capricho
O Adãozinho, meu cumpadre, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: "Que tal? Gosta desse quadro?"
E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: "Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro."
Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É a minha mãe." E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: "Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada."
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, nº 62, 2004 (adaptado).
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) O Alerquim, o Pierrô, a Brighella ou a Colombina são personagens típicos de grupos teatrais da Commedia dell'art, que, há anos, encontram-se presentes em marchinhas e fantasias de carnaval. Esses grupos teatrais seguiam, se cidade em cidade, com faces e disfarces, fazendo suas críticas, declarando seu amor por todas as belas jovens e, ao final da apresentação, despediam-se do público com músicas e poesias.
A intenção desses atores era expressar sua mensagem voltada para a
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Qual é o valor da expressão 2 3 + 10 2 +
?
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UPE) A cor da pelagem do porquinho-da-índia pode ser preta ou branca. A cor preta é determinada pelo alelo dominante e a branca pelo alelo recessivo.
Considerando o cruzamento entre um macho e uma fêmea heterozigotos, ASSINALE a alternativa que indica a probabilidade de nascimentos de descendentes com pelagem branca, a partir desse cruzamento:
- Ciências - Fundamental | 2.1 A Lua
Leia o texto a seguir sobre a importância da Lua para os índios e responda.
Imagine-se numa floresta à noite. Agora, pense no céu e naquela figura enorme brilhante que ilumina vagamente as folhas das árvores… Pronto! Você já entendeu por que a Lua é o segundo astro mais importante para os índios: nada é mais atraente do que ela no céu! Ao observar a Lua, os índios notaram que existe um ciclo lunar. [...] A observação constante da natureza permitiu a eles saber, por exemplo, que na Lua cheia os bichos ficam mais agitados pelo excesso de luz e por isso são presas mais fáceis. [...] da mesma forma que a Lua crescente [...] indica abundância do peixe linguado no mar. Por muito tempo, os indígenas notaram que no período de Lua nova há menos mosquitos, por exemplo. Logo, deduziram que esses insetos agem pouco nessa fase lunar. Disponível em: < http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-fases-da-lua-e-sua-influencia-no-dia-a-dia/>. Acesso em: 27 mar. 2014. (Fragmento).
A) Escreva os nomes das fases da Lua citadas no texto.
B) Que fase da Lua não foi mencionado no texto?