Observe o mapa do Brasil.
Com base nas informações do mapa, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia atentamente cada afirmativa a seguir referente aos polígonos regulares e aos polígonos regulares inscritos e circunscritos na circunferência.
I - Para um polígono ser classificado como regular, basta ter todos os lados congruentes.
II - Se um polígono é regular, existem várias circunferências que passam pelos seus vértices.
III - As circunferências inscrita e circunscrita a um polígono regular são concêntricas.
IV - Em todo polígono regular, a medida do apótema é igual à medida do raio da circunferência circunscrita a esse polígono.
Marque a opção que apresenta o número da afirmativa CORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Considere o texto seguinte para responder à questão.
João e Maria João e Maria eram filhos de lenhadores muito pobres. Só comiam pão duro e por isso seus pais resolveram abandoná-los no bosque. Naquela noite, João esperou que todos se deitassem e, sem fazer barulho, se levantou e encheu o bolso com muitas pedrinhas. Na manhã seguinte todos foram ao bosque. João caminhava atrás e ia jogando as pedrinhas no chão. Assim voltaram seguindo o rastro. Passados alguns dias, os pais resolveram novamente abandonar as crianças e João teve que deixar migalhas de seu pedaço de pão. À tarde, quando quiseram voltar para casa, não conseguiram porque os passarinhos haviam comido todas as migalhas de pão. João e Maria ficaram muito assustados e, mortos de medo, foram seguindo por um caminho que os levou a uma casinha lá longe. Quando chegaram a ela, descobriram que não era igual às outras casas. Era uma casinha toda feita de doces. — Que delícia! Hum! — disseram. Logo apareceu na porta uma velhinha meio esquisita. Seu nariz era grande e pontudo. Convidou-os para entrar, prometendo surpresas. A surpresa foi muito triste. A velhinha era uma bruxa e colocou João dentro de uma jaula e fez Maria limpar a casa. A bruxa estava preparando um caldo onde iria cozinhar João. Quando foi ver se o caldo estava bom, se debruçou sobre o caldeirão e Maria a empurrou. Maria tirou João da jaula e juntos encontraram um grande tesouro na casa da bruxa e ricos voltaram para casa onde seus pais arrependidos os receberam muito felizes. LÓPEZ, Francesc.(adaptação). João e Maria.
São Paulo: Editora Siciliano, 1993.
João e Maria, quando estavam perdidos no bosque, assustados e com medo, viram uma casinha ao longe.
Ao se aproximarem, tiveram uma surpresa: ela era diferente de todas.
Cite a expressão usada por eles e o que ela significa para expressar esse momento da história.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Read the text and fill in the blanks with the words in the Box. There are two extra items.
Last Updated: Wednesday November 11 2009 15:51 GMT
Staying safe in chatrooms
1. If you're asked for a screen name to use in a chatroom, use a 1. ______________ - never your real name.
2. If you're in a chatroom and you start 2. ______________ uncomfortable about what someone's saying, get out of there and tell an 3. ______________.
3. People may not be 4. ______________ they say they are.
4. If you get an email telling you not to tell your 5. ______________ about it, don't reply and tell an adult straight away.
Available at: http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_1600000/newsid_1607200/1607267.stm. Accessed on Dec 04th 2011.
- Língua Portuguesa | Habilidade 22
Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006.
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexo. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
- Matemática - Fundamental | 09. O Triângulo Retângulo
O esquema abaixo representa uma jogada de uma partida de vôlei, em que um jogador deu uma cortada, atingindo a bola a uma altura de 3,40 m do chão (ponto B). A bola, então, quicou no piso da quadra adversária no ponto P e atingiu a cabeça de outro jogador, que estava a 1,70 m do chão (ponto C).
Os ângulos que a trajetória da bola formou com o piso da quadra em sua descida e em sua subida têm ambos medida igual a α. Se a distância entre os dois jogadores (pontos A e D indicados no esquema) é 9,00 m, então a distância, em metros, entre os pontos A e P é igual a: