Escadas
Escadas de caracol
Sempre
São misteriosas: conturbam.
Quando as desce, a gente
Se desparafusa.
Quando a gente as sobe
Se parafusa
QUINTANA, Mario. Escadas. In: Só meu. São Paulo: Global Editora, 2008.
As palavras “parafusa” (verso 7) e “desparafusa” (verso 5) indicam que a escada tem o formato
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Como um micro-habitat, a pele humana é um tanto quanto inóspita. Os micro-organismos, para viverem nela, precisam enfrentar um ambiente mais seco e com mais limitações nutricionais do que o encontrado, por exemplo, no tubo digestivo. Esses organismos podem colonizar a superfície da pele e os folículos pilosos. Em geral, eles podem existir na pele humana sem causar problemas aos seres humanos e podem até desempenhar um papel protetor, prevenindo a colonização por patógenos. No entanto, ocasionalmente essa microflora pode causar problemas, ocasionando infecções de cateteres e implantes ou mesmo odor desagradável nas axilas.
(Microbiology Today, 03.2008)
As relações interespecíficas que aparecem no texto, conforme a sequência em que foram citadas, são:
- Química | 3.7 Polímeros
O poli(ácido lático) ou PLA é um material de interesse tecnológico por ser um polímero biodegradável e bioabsorvível. O ácido lático, um metabólito comum no organismo humano, é a matéria-prima para produção do PLA, de acordo com a equação química simplificada:
Que tipo de polímero de condensação é formado nessa reação?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Lee el texto a seguir.
¿Cuánta basura producimos cada año por persona?
Brennan, un estudiante universitario, empezó a almacenar toda su basura y utilizarla para fabricar productos reciclados. Hasta ahora sus proyectos de construcción eco amigable han sido numerosos; desde bancos de plaza hechos con botellas plásticas hasta estructuras de botellas de vidrio para la biblioteca y un sin número de estructuras de tetra pack que han adornado el campus universitario.
El estudiante explica que deseaba llevar a cabo un proyecto de año nuevo que realmente cumpliera un objetivo: utilizar la tonelada de basura, cantidad que produce al año una persona como promedio, para realizar objetos que cubran las necesidades tanto académicas como decorativas de su universidad. Aunque confiesa que almacenar la basura en su pequeña habitación ha sido uno de los mayores retos que ha emprendido, explica que es una buena llamada de atención tanto de sus compañeros como de él mismo para reducir la cantidad de desechos que se producen.
Explica también que, comprando productos locales y directamente de los proveedores o incluso al por mayor, reduce no sólo la cantidad de envoltorios y paquetes consumidos que serán desechados posteriormente, sino también los costos de compra, algo que se ha transformado vital en los tiempos de crisis que atraviesa el mundo. Brennan ha sido reconocido hasta ahora con el galardón del estudiante americano más eco-friendly por demostrar que la basura tiene muchos más objetivos que simplemente ser desechada.
Disponible en: <http://www.mundo-geo.es/green-living/cuanta-basura-producimos-cada-ano-por-persona>.
Acceso el: 01 mar. 2014.
De acuerdo con el estudiante Brennan,
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Mosaico
Materiais:
- Fotocópia de fotografia de cada aluno ampliada em formato A4. Se não for possível trabalhar com a fotografia do aluno, pode ser um retrato de alguém;
- Papéis coloridos diversos cortados em quadrados pequenos, aproximadamente 1 cm x 1 cm (podem ser cortados na aula);
- Cola e tesoura;
- Cartolinas.
Atividade:
1 - Reserve um primeiro momento para recortar os quadrinhos coloridos. Nessa hora eles devem ser separados por cor, para facilitar a etapa seguinte.
2 - Por cima do retrato, oriente os alunos a colarem os quadradinhos tentando delimitar e separar por cores o cabelo, os olhos, o nariz e a boca.
3 - Para ficar mais bonito, o fundo pode ser colorido, feito com as cores usadas no rosto, dessa vez, embaralhadas.
4 - Cole cada mosaico em um papel mais grosso, como uma cartolina, com margem de pelo menos 5 cm, para formar uma moldura.
5 - Monte uma exposição na sala e faça uma roda de conversas para pensarem os resultados.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
It’s Saturday afternoon. Martin and Pam are in Cambridge for the day. [...] Three days later, Pam has her photos from the shop. Pam asks Martin to look at the photos. “They’re the photos of us in Cambridge”, she says. “Oh, these are all very good,” says Martin. “But not this last one,” says Pam. “Look, it’s that man with the backpack.” In the photo, the man is in front of Martin. You cannot see Martin behind the man’s backpack. “Wait a minute,” says Martin. “I know that face. It’s in the newspaper.” [...] At the police station, Pam and Martin speak to a policeman. They put Pam’s photo and the newspaper on the table. “That’s Alan Rook, a missing man,” says the policeman. “In this photo, he is in Cambridge at five o’clock on Saturday. The big question is – where is he now?” SMITH, Bernard. The last photo. Pearson Education Limited, 1998. p. 1 - 11. Adapted. Glossary
To ask – pedir.
Backpack – mochila.
Cannot – não poder.
Face – rosto.
Newspaper – jornal.
Missing – desaparecido.
Read the sentence.
In the photo, the man is in front of Martin. You cannot see Martin behind the man’s backpack.
Mark the correct option.