O Banco Mundial classifica os países de acordo com a renda média per capita. Em 2005, 2,4 bilhões de pessoas receberam 580 dólares anuais, em média, nos países considerados em desenvolvimento, ao passo que 1 bilhão de pessoas em países de alta renda receberam 35.130 dólares anuais per capita.
Atlas of Global Development. Washington/DC, Collins, 2002, p. 8 (com adaptações).
A classificação utilizada pelo Banco Mundial, em relação ao nível de desenvolvimento dos países, permite concluir que
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UEFS)
O campo magnético é uma propriedade física de muitas partículas elementares e sua existência pode ser demonstrada com uma agulha de bússola. As linhas de força do campo magnético produzido por uma corrente elétrica que passa por um condutor retilíneo são circulares e existem em planos perpendiculares ao condutor. A figura representa dois fios metálicos A e B, retos, longos e paralelos, localizados no vácuo, percorridos por correntes 2i e 3i, respectivamente, de mesmo sentido, entrando no plano do papel, e distantes uma distância d = 50,0cm um do outro. De acordo com essas informações, o ponto sobre o eixo x, em que o campo magnético resultante se anula, está a uma distância do fio A, em m, igual a
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERN) Em 1955, os países africanos e asiáticos recém-independentes reuniram-se em Bandung, na Indonésia, para lançar os princípios do “não alinhamento”. A Conferência de Bandung teve a importância de destacar que havia um conflito entre países ricos e países pobres, entre outros conflitos da época. O “não alinhamento”, a que se refere o enunciado, é a
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O administrador de um teatro percebeu que, com ingresso do evento a R$ 20,00, um show conseguia atrair 200 pessoas e que, a cada R$ 1,00 de redução no preço do ingresso, o número de pessoas aumentava em 40. Ele sabe que os donos do teatro só admitem trabalhar com valores inteiros para os ingressos, pela dificuldade de disponibilizar troco, e pretende convencê-los a diminuir o preço do ingresso. Assim, apresentará um gráfico da arrecadação em função do valor do desconto no preço atual do ingresso
O gráfico que mais se assemelha ao que deve ser elaborado pelo administrador é
- Arte - Fundamental | 04. Elementos da Composição Artística
1 º.O professor realiza uma discussão sobre o cinema mudo. Use as imagens que já selecionou antecipadamente para ilustrar a discussão. Você pode pedir com antecedência também, imagens de Charles Chaplin ou outro diretor de filmes mudos e uma breve biografia, pois o foco da atividade está no trabalho desse tipo de filme. Peça também que tragam um pen drive para que você possa gravar as cenas retiradas do filme ou filmes que escolheu, para cada grupo trabalhar individualmente.
2 º.Agora que os alunos já sabem um pouco sobre cinema mudo. Passe trechos do filme escolhido por você. Não se esqueça que o final não deve ser passado, porque os alunos criarão um final para o filme, além de falas para as cenas selecionadas para eles.
3 º.Terminado o filme explore as características dele e as diferenças e semelhanças com os filmes atuais. Faça perguntas para que os alunos possam se colocar.
4 º.Agora forme grupos de máximo 5 alunos e distribua imagens do filme que você escolheu. Com o grupo preparado é hora dos combinados com os grupos:
1. Os alunos analisarão as imagens, ou seja, buscarão construir sentido, pensando na sequência das mesmas, sabendo que se trata de uma “história”.
2. Escreverão as falas de acordo com cada imagem que recebeu.
3. Criarão um final para a história.
5 º.Cada grupo ficará responsável por montar em Movie Maker, as cenas que recebeu, acrescentando o roteiro as falas e o final que criaram. Para isso marque a próxima aula no laboratório de informática e peça a ajuda do monitor para que o trabalho fique bem feito. Cada grupo deve gravar a sua versão no pen drive. Se não for possível, use o próprio filme em DVD e peça aos grupos que narrem as falas que inventaram e exponham o final do filme criado por eles, oralmente.
6 º. Marque um dia para a apresentação dos trabalhos para todos os alunos assistirem.
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
TEXTO I
Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4 000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60 000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002.
TEXTO II
Um estado semi.independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã.Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.
HOBSBAWN, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na