A passeata da Emília
– Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília. – Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou? – Calma, dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas da sua classe. – Então, o que aconteceu? Ela se machucou? – Não, dona Dora. Ela... Calma, dona Dora, eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano! – O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também? – Pois é. Ela até já convenceu alguns coleguinhas. Estão começando uma passeata. Será que a Senhora pode vir aqui? [...] BRAS, Luis. Dias incríveis. São Paulo. Callis, 2006. p.19. (Fragmento)
Em uma narrativa, a fala das personagens pode ser apresentada por meio do discurso direto ou do discurso indireto. No texto anterior, qual foi o recurso utilizado pelo autor?