24.
Uma moradora de ITABERÁ (cidade a 318 quilômetros a oeste da capital paulista e bem próxima ao Estado do Paraná) contou que chegou a ver relâmpagos e a escutar trovões, mas destacou que não foi nada fora do normal para a cidade, que sofre com a alta incidência de raios. "Chegou a desligar a televisão, mas voltou logo em seguida. Não ficamos sem luz nem por 30 segundos", disse. "Nunca imaginaria que o resto do país ficaria tanto tempo sem luz por causa daquela chuva", completou.
Para Cláudio Loureiro, proprietário de um mercado local, foi estranho apontarem a cidade como centro do problema. "Nem raio eu vi, só piscou a luz e nada mais. A chuva nem foi tão forte", contou.
Talita Boros- Jornal virtual
Foram feitas as seguintes afirmações com relação ao ciclo hidrológico, suas causas e consequências:
I - A mais importante entrada para o ciclo hidrológico são as precipitações, e as mais importantes saídas são a evaporação e a transpiração.
II - O desmatamento favorece a erosão do solo e o assoreamento dos cursos fluviais, embora não influencie na ocorrência de enchentes, nem de estiagens mais prolongadas.
III - A redução no volume disponível e a apropriação dos recursos hídricos em escala maior e mais rápida têm produzido pequenas alterações nos ciclos hidrológicos regionais.
Estão CORRETAS as afirmativas