O ser vivo descrito no texto é
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNEB) Magras e com parasitas, cansadas por êxodos mais longos para se reproduzir e com ciclos migratórios alterados pelo aumento da temperatura das águas: as baleias, animal fundamental para o ecossistema marinho, também sofrem o impacto do aquecimento global em frente a Puerto López, 295 km ao sudoeste de Quito, onde chegam da Antártida para ter suas crias. Os rituais de acasalamento são repetidos em outras áreas costeiras da América Latina, como em Cabo Blanco, no Peru, ou em Bahia Málaga, na Colômbia, e também em Puerto Pirâmides, no Atlântico argentino.
Em todos esses lugares, é possível sentir o impacto da mudança do clima. Com águas mais quentes, diminuem as fontes de alimentação, o que as torna menos propensas a se reproduzir. A maior temperatura do oceano também as confunde, modificando a duração e o alcance de suas migrações. A acidificação dos oceanos pelo aumento do dióxido de carbono, CO2, na atmosfera também afeta as baleias, porque reduz o plâncton com o qual se alimentam e dão à luz apenas quando as condições para alimentar suas crias são favoráveis, aponta um cientista norte-americano. Quando falta o krill, crustáceo fundamental na dieta, a procriação diminui nos santuários de cetáceos a milhares de quilômetros de distância, e a sobrevivência das crias é afetada. As baleias devem ingerir várias toneladas de krill por dia para ganhar peso e, então, conseguir enfrentar travessias e ter reservas de energia suficientes para a gestação.
O aquecimento global atinge em particular as baleias, que paradoxalmente parecem ter a chave para contê-lo, porque seus dejetos ajudam no crescimento da maioria das plantas que absorvem CO2. A grande quantidade de ferro no excremento das baleias favorece ao crescimento de algas microscópicas, fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho. “Esse aspecto mantém o resto do oceano vivo”, destaca o cientista, explicando como as baleias buscam o alimento nas profundezas do mar, mas comem e defecam na superfície, permitindo a circulação de nutrientes. (MAGRAS e com parasitas,... 2016).
Considerando-se que, após digerirem os peixes e lulas, base de sua dieta, cerca de 12 mil baleias defecam, cada uma, em torno de 50 ton de ferro, sob forma de íons, no mar, por ano, é correto afirmar que a ordem de grandeza da massa de ferro lançada no mar, anualmente, por essas baleias, em kg, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Na situação comunicativa da tira, as palavras que fazem referência à pessoa que fala no discurso são:
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
4. Desenho de observação
DA VINCI, Leonardo. Estudo de Mãos Femininas. c. 1474 ou c. 1478-1480. Disponível em:<https://omundodasnuvens.files.wordpress.com/2011/01/leonardo-mc3a3os-windsor-castle.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Materiais
- Lápis grafite e borracha
- Papel A3
- Objeto para observação (simples e geométrico, de preferência)
- Uma mesa pequena
- Desenhos de artistas que abusem do efeito de luz e sombra. Disponível em: <http://www.megacurioso.com.br/artes/39837-15-desenhos-inspiradores-de-leonardo-da-vinci.htm>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
1.º momento
Apresente alguns desenhos de artistas que abusem de texturas e hachuras no efeito de luz/sombra do desenho. Há muitos .º momento
Faça um círculo com as carteiras da sala, deixando um espaço para colocar uma mesa e o objeto a ser desenhado sobre ela.
3.º momento
Peça aos alunos que observem por alguns minutos o objeto que vão desenhar. O contorno, o ângulo que forma o espaço em seu entorno e ele próprio. A sombra que ele projeta na mesa ou até o chão. As partes mais escuras e as mais claras. O volume, etc.
Peça que desenhem o objeto tal qual o estão vendo e que sejam fiéis ao tamanho o mais possível. Ensine-lhesalgumas técnicas de sombreado e peça que finalizem o trabalho.
4.º momento
Exponha os trabalhos para avaliação e apreciação de todos.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A elaboração da primeira Constituição brasileira, em 1823, foi marcada por um conflito de interesses entre D. Pedro I e os membros da Assembleia Constituinte.
Caracterize esse conflito.
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Observe o cartaz a seguir para responder a questão
Disponível em: <http://acaixamagicateatroinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 out. 2013.
Marque no calendário a seguir os dias em que vão acontecer os espetáculos
Disponível em: < http://www.frasesparafacebook.info/tags/calendario+2013/ >. Acesso em: 17 out. 2013.