Em uma cidade brasileira, a frota de carros aumentou muito em dez anos, mas os 4 645 quilômetros de vias públicas não foram aumentados. O resultado é previsível: os congestionamentos estão cada vez mais frequentes.
Arredonde para a centena mais próxima o número que indica quantos quilômetros de vias públicas existem nessa cidade.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoFarejador de Plágio: uma ferramenta contra a cópia ilegalNo mundo acadêmico ou nos veículos de comunicação, as cópias ilegais podem surgir de diversas maneiras, sendo integrais, parciais ou paráfrases. Para ajudar a combater esse crime, o professor Maximiliano Zambonatto Pezzin, engenheiro de computação, desenvolveu junto com os seus alunos o programa Farejador de Plágio.O programa é capaz de detectar: trechos contínuos e fragmentados, frases soltas, partes de textos reorganizadas, frases reescritas, mudanças na ordem dos períodos e erros fonéticos e sintáticos.Mas como o programa realmente funciona? Considerando o texto como uma sequência de palavras, a ferramenta analisa e busca trecho por trecho nos sites de busca, assim como um professor desconfiado de um aluno faria. A diferença é que o programa permite que se pesquise em vários buscadores, gerando assim muito mais resultados.
Disponível em: http://reporterunesp.jor.br. Acesso em: 19 mar. 2018.
Segundo o texto, a ferramenta Farejador de Plágio alcança seu objetivo por meio:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a seguir a imagem da casa e da rosa dos ventos apontando para o Norte.
Sabendo-se que a casa está localizada sobre o Trópico de Capricórnio e que a frente dela está voltada para o oeste, qual é a parte externa da casa que estará na sombra ao entardecer?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação.
(Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.)
O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.
Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Texto
Duelo antes da noite
[1] No caminho a menina pegou uma pedra e
atirou-a longe, o mais que pôde. O menino
puxava a sua mão e reclamava da vagareza da
menina. Deviam chegar até a baixa noite a
[5] Encantado, e o menino sabia que ele era
responsável pela menina e deveria manter uma
disciplina. Que garota chata, ele pensou. Se eu
fosse Deus, não teria criado as garotas, seria
tudo homem igual a Deus. A menina sentia-se
[10] puxada, reclamada, e por isso emitia uns sons de
ódio: graças a Deus que eu não preciso dormir
no mesmo quarto que você, graças a Deus que
eu não vou morar nunca mais com você. Vamos
e não resmunga, exclamou o menino. E o sol já
[15] não estava sumindo? Isso nenhum dos dois
perguntava porque estavam absortos na raiva de
cada um. A estrada era de terra e por ela poucos
passavam. Nem o menino nem a menina
notavam que o sol começava a se pôr e que os
[20] verdes dos matos se enchiam cada vez mais de
sombras. Quando chegassem a Encantado o
menino poria ela no Opala do prefeito e ela
nunca mais apareceria. Ele não gosta de mim,
pensou a menina cheia de gana. Ele deve estar
[25] pensando: o mundo deveria ser feito só de
homens, as meninas são umas chatas. O menino
cuspiu na areia seca. A menina pisou sobre a
saliva dele e fez assim com o pé para apagar o
cuspe.
[30] Até que ficou evidente a noite. E o menino
disse a gente não vai parar até chegar em
Encantado, agora eu proíbo que você olhe pros
lados, que se atrase. A menina não queria chorar
e prendia-se por dentro porque deixar arrebentar
[35] uma lágrima numa hora dessas é mostrar muita
fraqueza, é mostrar-se muito menina. E na curva
da estrada começaram a aparecer muitos
caminhões apinhados de soldados e a menina
não se conteve de curiosidade. Para onde vão
[40] esses soldados? — ela balbuciou. O menino
respondeu ríspido. Agora é hora apenas de
caminhar, de não fazer perguntas, caminha! A
menina pensou eu vou parar, fingir que torci o
pé, eu vou parar. E parou. O menino sacudiu-a
[45] pelos ombros até deixá-la numa vertigem
escura. Depois que a sua visão voltou a adquirir
o lugar de tudo, ela explodiu chamando-o de
covarde. Os soldados continuavam a passar em
caminhões paquidérmicos. E ela não chorava,
[50] apenas um único soluço seco. O menino gritou
então que ela era uma chata, que ele a deixaria
sozinha na estrada que estava de saco cheio de
cuidar de um traste igual a ela, que se ela não
soubesse o que significa traste, que pode ter
[55] certeza que é um negócio muito ruim. A menina
fez uma careta e tremeu de fúria. Você é o
culpado de tudo isso, a menina gritou. Você é o
único culpado de tudo isso. Os soldados
continuavam a passar.
[60] Começou a cair o frio e a menina tiritou
balançando os cabelos molhados, mas o menino
dizia se você parar eu te deixo na beira da
estrada, no meio do caminho, você não é nada
minha, não é minha irmã, não é minha vizinha,
[65] não é nada.
E Encantado era ainda a alguns lerdos
quilômetros. A menina sentiu que seria bom se o
encantado chegasse logo para se ver livre do
menino. Entraria no Opala e não olharia uma
[70] única vez pra trás para se despedir daquele
chato.
Encantado apareceu e tudo foi como o
combinado. Doze e meia da noite e o
Opala esperava a menina parado na frente da
[75] igreja. Os dois se aproximaram do Opala tão
devagarinho que nem pareciam crianças. O
motorista bigodudo abriu a porta traseira e
falou: pode entrar, senhorita. Senhorita... o
menino repetia para ele mesmo. A menina se
[80] sentou no banco traseiro. Quando o carro
começou a andar, ela falou bem baixinho: eu
acho que vou virar a cabeça e olhar pra ele com
uma cara de nojo, vou sim, vou olhar. E olhou.
Mas o menino sorria. E a menina não resistiu e
[85] sorriu também. E os dois sentiram o mesmo nó
no peito.
(NOLL, João Gilberto. In: Romances e contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 690-692. Texto adaptado.)
A estrutura narrativa de João Gilberto Noll apresenta certa complexidade, principalmente no que tange às falas das personagens, uma vez que ele omite as marcas gráficas dessas falas. No conto “Duelo antes da noite”, misturam-se as vozes de um narrador de terceira pessoa, e as vozes das duas personagens, que, às vezes, se expressam em discurso direto (mas um discurso direto já modificado pela criatividade do escritor); poucas vezes, em discurso indireto e em discurso indireto livre. Relacione os tipos de vozes que se apresentam no texto com os enunciados dele extraídos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Voz do narrador de terceira pessoa.
2.Voz da personagem expressando-se em discurso direto com verbo dicendi, mas sem marca gráfica desse tipo de discurso
3. Discurso indireto livre.
4. Discurso direto, com verbo dicendi e marca gráfica desse tipo de discurso.
5. Discurso indireto.
Coluna II
( ) “E o sol já não
estava
sumindo?”
(linhas 14-15)
( ) “E o menino
disse a gente
não vai parar
até chegar em
Encantado”
(linhas 30-32)
( ) “Para onde vão
esses soldados?
— ela
balbuciou.”
(linhas 39-40)
( ) “O menino
gritou então que
ela era uma
chata, que ele a
deixaria sozinha
na estrada”
(linhas 50-52)
( ) “O menino
sacudiu-a pelos
ombros até
deixá-la numa
vertigem
escura.”
(linhas 44-46)
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
1. 2. 3. 4. 5. Voz do narrador de terceira pessoa. Voz da personagem expressando-se em discurso direto com verbo dicendi, mas sem marca gráfica desse tipo de discurso. Discurso indireto livre. Discurso direto, com verbo dicendi e marca gráfica desse tipo de discurso. Discurso indireto.
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
3. Texto base: Studiare 107374
MATERIAL
- Pedaço de papelão
- Cordão
- Tesoura
- Agulha para tecer
- Lãs, linhas, tirinhas de tecido, etc.
PROCEDIMENTOS
- Professor, a sugestão para esta aula é a construção de um tear de papelão onde os alunos vão poder tecer vários tapetinhos.
- Primeiramente peça aos alunos para enrolar o cordão em volta do papelão, deixando um espaço aproximado de 1 cm entre um fio e outro.
- Fonte: http://www.revistaartesanato.com.br/tear-feito-de-papelao-aprenda-a-tecer-uma-toalhinha-de-mesa/
- Com a linha escolhida, comece a tecer a toalhinha. Os alunos devem utilizar agulha de tecer para facilitar o trabalho e ir passando os fios na horizontal, alternando em cima e em baixo dos fios na vertical.
- Quando chegar ao lado oposto, volte com o fio, fazendo o mesmo movimento.
- O professor deverá falar para os alunos que eles podem alternar as cores para seu trabalho ficar mais bonito e colorido.
- Por fim, corte os fios verticais e amarre-os, para arrematar.
- Os alunos que optarem em trabalhar com as tirinhas de retalhos, antes de começar a tecer deverão amarrar dando nós, unindo uns nos outros, até formar um novelo.
- Fonte: http://www.revistaartesanato.com.br/tear-feito-de-papelao-aprenda-a-tecer-uma-toalhinha-de-mesa
Enunciado:
ARTE TÊXTIL