=
Enunciado:
Em cada capa de livro há pronomes pessoais que substituem substantivos e indicam as pessoas do discurso.
- a) Em qual título há um pronome que indica a pessoa que fala?
- b) Em qual título há dois pronomes indicando a pessoa de quem se fala?
- c) Em quais títulos há pronomes indicando com quem se fala?
d) O pronome tu é usado em algumas regiões do Brasil, mas, em outras, ele é substituído por você. Qual deles é mais utilizado na região em que você mora?
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial.
O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional.
Uma onda é produzida numa corda de modo que a velocidade de propagação vale v = 5 m/s. Sabe-se que a distância entre dois nós sucessivos dessa onda é de 5 mm.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o período τ da onda na corda.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.07 Vozes Verbais
Texto base: Leia o fragmento do conto A caçada, de Lygia Fagundes Telles A caçada Lançou em volta um olhar esgazeado [...] estava dentro do bosque, os pés pesados de lama, os cabelos empastados de orvalho. Em redor, tudo parado. Estático. No silêncio da madrugada, nem o piar de um pássaro, nem o farfalhar de uma folha. Inclinou-se arquejante. Era o caçador? Ou a caça? Não importava, não importava, sabia apenas que tinha que prosseguir correndo sem parar por entre as árvores, caçando ou sendo caçado. Ou sendo caçado?… Comprimiu as palmas das mãos contra a cara esbraseada, enxugou no punho da camisa o suor que lhe escorria pelo pescoço. Vertia sangue o lábio gretado. Abriu a boca. E lembrou-se. Gritou e mergulhou numa touceira. Ouviu o assobio da seta varando a folhagem, a dor! “Não…”, gemeu de joelhos. Tentou ainda agarrar-se à tapeçaria. E rolou encolhido, as mãos apertando o coração. TELLES, Lygia Fagundes. A caçada. In: Histórias de mistérios. São Paulo. Companhia das Letras, 2011 Vocabulário:
esgazeado – olhar de inquietação, ira ou estado de perturbação psíquica.
gretado – rachado
Enunciado:
A voz verbal da oração “Ou sendo caçado?” coloca o personagem no papel de
- Ciências - Fundamental | 09. Puberdade, Ciclo Menstrual e Gravidez
(PUC-SP) Dois irmãos originam-se de células embrionárias provenientes de um mesmo zigoto. Pode-se afirmar que eles são gêmeos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: O texto a seguir serve de base para a questão. ENTREVISTA Stephenie Meyer “Os Excluídos me fascinam” Em entrevista de sua casa no Arizona, ela conta que se baseia em pessoas reais para criar personagens proscritos e assustadores Época – Como você construiu o enredo de A hospedeira? É uma espécie de quadrado amoroso, não? Stephenie Meyer – Isso, eu pensei em um triângulo amoroso excêntrico. Esse tipo de situação faz parte da vida cotidiana, a gente sempre se defronta com a dúvida, o ciúme e o desejo. É o assunto mais batido da literatura. Então pensei em lhe dar um pouco de frescor. Como seria a relação entre dois homens e uma mulher cujo corpo está habitado por duas almas femininas? Esse ângulo deu gatilho para sair inventando. Época – A situação de Peregrina ⁄ Melanie se relacionar ao mesmo tempo com dois homens, com a complacência deles, é inusitada. Como você lidou com o erotismo na trama? Stephenie – Eu imaginei um mundo em que as convenções caíram, até porque a humanidade vive em uma espécie de fim de mundo, próxima ao estado de barbárie. Viver o amor com intensidade, dando ao corpo o direito de prazer, é algo difícil de alcançar quando tudo é permitido. E, na verdade, o que meu livro revela é o amor profundo entre quatro almas. Época – A certa altura, o leitor pode pensar em uma solução de convivência a três, como no filme Jules e Jim, de François Truffaut. Você chegou a cogitar esse arranjo? Stephenie – Seria um desdobramento interessante (risos), mas levaria a história para outro caminho. Quis mostrar a força do amor apesar das barreiras, como relacionar-se com alienígenas ou conviver com duas almas em um só corpo. Época – Você virou modelo para milhões de adolescentes. A hospedeira dá uma boa lição, mesmo sendo um livro com carga erótica? Stephenie – Abordei situações mais sensuais e levei os personagens a dilemas amorosos. Isso não quer dizer que seja um mau exemplo. Ao contrário, o livro traz uma lição positiva de amor sincero e resistente. Não quero prejudicar minhas leitoras. Época – Você é religiosa. Sua fé interfere na criação literária, em especial em histórias que abordam sugadores de sangue, invasores de corpos e transmigração das almas? Stephenie – A religião interfere no sentido positivo. As grandes questões por que passam os personagens têm a ver com o anseio religioso. De onde vêm, para onde vão, o que significa ser humano em um mundo estranho. São perguntas que a religião se faz.
(Época, outubro de 2009, nº. 595, p. 125)
Enunciado:
Stephenie Meyer é autora da famosa saga Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer que chegou a vender 2,3 milhões de livros no Brasil. Nessa entrevista, a autora descreve seu novo romance A hospedeira – um livro que retoma um dos assuntos “mais batidos da literatura”: um triângulo amoroso. Para dar frescor e inovação a um tema tão comum no mundo da escrita, a autora:
- Matemática - Fundamental | 13.2. Quadriláteros
Fernanda fez a seguinte colagem em seu caderno de matemática.
Qual dos polígonos que ela usou na colagem tem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos?