Um médico está estudando um novo medicamento que combate um tipo de câncer em estágios avançados. Porém, devido ao forte efeito dos seus componentes, a cada dose administrada há uma chance de 10% de que o paciente sofra algum dos efeitos colaterais observados no estudo, tais como dores de cabeça, vômitos ou mesmo agravamento dos sintomas da doença. O médico oferece tratamentos compostos por 3, 4, 6, 8 ou 10 doses do medicamento, de acordo com o risco que o paciente pretende assumir.
Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior número admissível de doses para esse paciente?
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
Para tentar responder à pergunta: “Como foi possível aos primeiros organismos vivos adquirirem seus componentes orgânicos básicos?”, o bioquímico Alexander I. Oparin propôs a teoria da origem precoce da vida, na história da Terra, postulando que a atmosfera foi, naquele tempo, muito diferente da que existe hoje. Essa atmosfera proposta por Oparin era rica em:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Texto I
ALVES, E. Brasília: Ministério da Cultura: Secretaria de Identidade Cultural (SID), 2009. Disponível em: http://www.minc.gov.br. Acesso em: 01 maio 2010
Texto II
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995 (fragmento).
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
- Sociologia - Fundamental | 6. Relações de Poder
(Uece 2019) Leia atentamente o seguinte excerto:
“A liberdade do homem em sociedade consiste em não estar submetido a nenhum outro poder legislativo senão àquele estabelecido no corpo político mediante consentimento, nem sob o domínio de qualquer vontade ou sob a restrição de qualquer lei afora as que promulgar o poder legislativo, segundo o encargo a este confiado”.
Considerando a definição de liberdade do homem em sociedade, de John Locke, atente para as seguintes afirmações:
I. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke elimina totalmente o direito de cada um de agir conforme a sua vontade.
II. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver sob a restrição das leis promulgadas pelo poder legislativo.
III. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver segundo uma regra permanente e comum que todos devem obedecer.
É correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Texto base: Leia, a seguir, a entrevista do jogador de futebol Messi, considerado o melhor jogador do mundo no ano de 2009 Texto: Maria Carolina Cristianini Que Messi é um dos melhores jogadores do mundo, todos sabem. Mas talvez poucos tenham ideia de como a carreira desse argentino começou no Barcelona. Aos 11 anos, Messi descobriu que um problema de saúde dificultava o desenvolvimento de seus ossos. O tratamento para a doença era caro e, como os pais do garoto não tinham dinheiro para pagá-lo, decidiram tentar a vida em outro país: a Espanha. Foi graças a essa viagem que a vida de Messi mudou de uma vez. Ele logo foi aceito como jogador pelo Barcelona e ainda conseguiu que o clube pagasse o tratamento médico. Foi o início de uma carreira incrível! Leia a entrevista que fizemos com o supercraque: RECREIO: Do que você mais gosta no Brasil? Messi: Tudo! Especialmente as praias e as pessoas, que são muito parecidas com o meu povo argentino. RECREIO: No Brasil, você gosta de algum jogador em especial? Messi: Admiro muitos jogadores como Ronaldo, Deco, Cafu, Silvinho, entre tantos outros. RECREIO: Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Messi: Brincar com bola e, é claro, o futebol. RECREIO: Por que você decidiu ser um jogador de futebol? Messi: Porque foi isso que eu sempre fiz na vida e algo que eu sempre gostei, desde que era um garotinho. RECREIO: Qual é a melhor memória que você tem de um jogo de futebol? Messi: A primeira partida profissional que fiz na vida sempre me traz as melhores lembranças. Também gosto de me lembrar da final da Liga dos Campões de 2009. RECREIO: E quais são as piores lembranças? Messi: Sem dúvida, os momentos em que me machuquei. RECREIO: E qual foi o gol mais bonito que você já viu? Messi: Acho que foi o do Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, por causa da importância para aquele momento em que a seleção disputava as quartas-de-final. RECREIO: Qual era a sua matéria preferida na escola? Messi: Educação física. RECREIO: Que tipo de música você gosta de ouvir? Messi: Eu gosto de muitas coisas, mas adoro cumbia, uma música típica da Colômbia. RECREIO: Você tem animais de estimação? Messi: Tenho um cachorro. RECREIO: Que conselho você daria para quem não é muito bom em futebol, mas gosta de jogar? Messi: Que continue jogando, mas não se esqueça de estudar. RECREIO: Você sabia que tem muitos fãs no Brasil, apesar da rivalidade com a Argentina? Mande uma mensagem para eles. Messi: Eu sei que existem pessoas no Brasil que torcem pelo Barcelona e que sempre me tratam muito bem. Obrigado pelo amor que vocês me dão sempre que vou ao Brasil ou encontro com brasileiros pelo mundo. Ficha do craque
-
Nome: Lionel Andrés Messi
-
Apelidos: Leo, Lio e La Pulga
-
Data de nascimento: 24 de junho de 1987
Disponível em: <http://www.recreio.com.br/fique-ligado/messi-diz-que-gostaria-de-jogar-no-sao-paulo-e-no-corinthians> Acesso em: 21 mar.2013.
Enunciado:
Com base em dados da entrevista do jogador Messi, escreva uma biografia resumida do atleta.
Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e AutobiografiaTexto base: Leia, a seguir, a entrevista do jogador de futebol Messi, considerado o melhor jogador do mundo no ano de 2009 Texto: Maria Carolina Cristianini Que Messi é um dos melhores jogadores do mundo, todos sabem. Mas talvez poucos tenham ideia de como a carreira desse argentino começou no Barcelona. Aos 11 anos, Messi descobriu que um problema de saúde dificultava o desenvolvimento de seus ossos. O tratamento para a doença era caro e, como os pais do garoto não tinham dinheiro para pagá-lo, decidiram tentar a vida em outro país: a Espanha. Foi graças a essa viagem que a vida de Messi mudou de uma vez. Ele logo foi aceito como jogador pelo Barcelona e ainda conseguiu que o clube pagasse o tratamento médico. Foi o início de uma carreira incrível! Leia a entrevista que fizemos com o supercraque: RECREIO: Do que você mais gosta no Brasil? Messi: Tudo! Especialmente as praias e as pessoas, que são muito parecidas com o meu povo argentino. RECREIO: No Brasil, você gosta de algum jogador em especial? Messi: Admiro muitos jogadores como Ronaldo, Deco, Cafu, Silvinho, entre tantos outros. RECREIO: Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Messi: Brincar com bola e, é claro, o futebol. RECREIO: Por que você decidiu ser um jogador de futebol? Messi: Porque foi isso que eu sempre fiz na vida e algo que eu sempre gostei, desde que era um garotinho. RECREIO: Qual é a melhor memória que você tem de um jogo de futebol? Messi: A primeira partida profissional que fiz na vida sempre me traz as melhores lembranças. Também gosto de me lembrar da final da Liga dos Campões de 2009. RECREIO: E quais são as piores lembranças? Messi: Sem dúvida, os momentos em que me machuquei. RECREIO: E qual foi o gol mais bonito que você já viu? Messi: Acho que foi o do Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, por causa da importância para aquele momento em que a seleção disputava as quartas-de-final. RECREIO: Qual era a sua matéria preferida na escola? Messi: Educação física. RECREIO: Que tipo de música você gosta de ouvir? Messi: Eu gosto de muitas coisas, mas adoro cumbia, uma música típica da Colômbia. RECREIO: Você tem animais de estimação? Messi: Tenho um cachorro. RECREIO: Que conselho você daria para quem não é muito bom em futebol, mas gosta de jogar? Messi: Que continue jogando, mas não se esqueça de estudar. RECREIO: Você sabia que tem muitos fãs no Brasil, apesar da rivalidade com a Argentina? Mande uma mensagem para eles. Messi: Eu sei que existem pessoas no Brasil que torcem pelo Barcelona e que sempre me tratam muito bem. Obrigado pelo amor que vocês me dão sempre que vou ao Brasil ou encontro com brasileiros pelo mundo. Ficha do craque
-
Nome: Lionel Andrés Messi
-
Apelidos: Leo, Lio e La Pulga
-
Data de nascimento: 24 de junho de 1987
Disponível em: <http://www.recreio.com.br/fique-ligado/messi-diz-que-gostaria-de-jogar-no-sao-paulo-e-no-corinthians> Acesso em: 21 mar.2013.
Enunciado:
Com base em dados da entrevista do jogador Messi, escreva uma biografia resumida do atleta.
-
- Filosofia | 2.3 Helenismo
TEXTO I
Ora, a morte é a cessação da vida física ou o aniquilamento do indivíduo no dinamismo da physis, de maneira que não há sofrimento nela, afinal, sofrimento e prazer, mal e bem, residem nas sensações. Como a morte implica privação de sensações, não se pode pensar que ela acarrete algum sofrimento aos indivíduos. Por conseguinte, o sábio, aquele que se aplica a refletir sobre a natureza da morte, não terá nada a temer.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
TEXTO II
O sábio não desdenha viver nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo, e deixar de viver (a morte) não é um mal. Ao contrário, o sábio, assim como que opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo sabe colher os frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
Seguindo essa linearidade de raciocínio, Epicuro afirma que não se deve temer a morte, pois ela