Um médico está estudando um novo medicamento que combate um tipo de câncer em estágios avançados. Porém, devido ao forte efeito dos seus componentes, a cada dose administrada há uma chance de 10% de que o paciente sofra algum dos efeitos colaterais observados no estudo, tais como dores de cabeça, vômitos ou mesmo agravamento dos sintomas da doença. O médico oferece tratamentos compostos por 3, 4, 6, 8 ou 10 doses do medicamento, de acordo com o risco que o paciente pretende assumir.
Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior número admissível de doses para esse paciente?
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Carta Magna, em seu art. 6º, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.
PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).
O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para
- Física | D. Capacitores
(UERN)
A figura representa um arranjo experimental utilizado para determinar o valor da carga elétrica de uma gota de óleo. O vaporizador borrifa pequenas gotas de óleo de modo que algumas delas passam por um orifício da placa A e ficam na região entre as placas. Devido ao atrito com o bocal do vaporizador e à captura de algum íon do ar, as gotas ficam eletrizadas com uma carga. As placas do capacitor estão ligadas a um gerador que fornece uma tensão variável, cuja polaridade se pode alterar mediante uma chave inversora, fazendo com que o campo elétrico "E" entre as placas passe a ser orientado para cima ou para baixo.
Estando a gota de óleo em equilíbrio entre as placas do capacitor e considerando-se o raio e a massa específica da gota de óleo como sendo respectivamente iguais a R e μ0 , o módulo da aceleração da gravidade local g e a densidade absoluta do ar, µar , e desprezando-se a viscosidade do ar, pode-se afirmar que o valor da carga elétrica, em módulo, é dado pela relação
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Riqueza ameaçada
Boa parte dos 180 idiomas sobreviventes está ameaçada de extinção - mais da metade (110) é falada por menos de 500 pessoas. No passado, era comum pessoas serem amarradas em árvores quando se expressavam em suas línguas, lembra o cacique Felisberto Kokama, um analfabeto para os nossos padrões e um guardião da pureza de seu idioma (caracterizado por uma diferença marcante entre a fala masculina e a feminina), lá no Amazonas, no Alto Solimões. Outro Kokama, o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), mostra o problema atual: “Nosso povo se rendeu às pessoas brancas pelas dificuldades de sobrevivência. O contato com a língua portuguesa foi exterminando e dificultando a prática da nossa língua. Há poucos falantes, e com vergonha de falar. A língua é muito preconceituada entre nós mesmos”.
Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, nº 26 , 2007.
O desaparecimento gradual ou abrupto de partes importantes do patrimônio linguístico e cultural do país possui causas variadas. Segundo o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), os idiomas indígenas sobreviventes estão ameaçados de extinção devido ao:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAIS
- Papel canson formato A 4
- Tubinhos para bolinha de sabão
- Corante alimentício
– cores variadas
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupo de até 06 crianças.
- Entregar a folha A4 e os tubinhos de sabão para cada criança. - Distribuir os corantes alimentícios para cada grupo.
- O professor deverá apresentar os materiais e prepará-los junto com as crianças, permitindo que elas participem de todo o processo , pingando o corante e misturando com o sabão.
- Cada criança deverá escolher uma cor para ser pingado no tubinho. O professor deverá auxiliá-los, neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Explicar para as crianças que elas deverão fazer bolinhas de sabão coloridas, e estourarem na folha de papel. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Incentivar as crianças a trocarem os tubinhos de sabão umas com as outras para que possam ter uma variedade maior de cores nos seus trabalhos. - Durante a atividade, o professor poderá fazer perguntas para que as crianças percebam detalhes das suas produções: onde a folha ainda não foi pintada? Como a marca da bolinha de sabão fica se assoprarmos de perto? E de longe? Que cores foram usadas? Etc. DICA: A bolinha precisa de certa distância para deixar sua marca arredondada. Quando a criança faz muito próxima a folha o resultado fica respingado, o que também oferece um efeito interessante. - Se o professor não quiser utilizar o líquido que já vem nos tubinhos de bolinhas de sabão, ele poderá utilizar a receita abaixo : - 01 parte de detergente ou sabão líquido para 01 parte de água. - Depois de ter terminado a atividade, o professor deverá emoldurar as pinturas e fazer uma exposição dos trabalhos. Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51991
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto da campanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por uma estratégia