Duas pessoas iniciam uma corrida exatamente às 10h 20min 30s. Logo de início, a pessoa A lidera a corrida, mas às 10h 27min 11s, a pessoa B toma a liderança. A pessoa A retoma a liderança da prova às 10h 51min 05s e vence a prova exatamente 48min 44s depois da partida. Com essas informações, podemos dizer que:
Questões relacionadas
- História | 6.04 Doutrinas Sociais
(UFC) “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.
Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
- História | 4.1 Alta Idade Média
(UECE) Servidão e vassalagem eram duas formas de relação social existentes na Idade Média, através das quais os senhores se impunham. Sobre esses modelos de relação social, é correto afirmar que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la imagen abajo.
Disponible en < https://www.pinterest.com.au/pin/629518854136650770//>. Acceso el 18 de abril de 2018
A) La imagen nos enseña una “célula madre”. Explica la relación entre las hablas de los globos y la “célula madre”. .
B) ¿Qué te gusta hacer después de cumplir con tus deberes? Supón que tú eres hijo de la célula arriba y dile que harás tú después de haberlos cumplido. Utiliza las actividades de tiempo libre abajo.
Navegar por internet – leer – escuchar música – escribir – ver televisión - ir al cine – tocar un instrumento – practicar deportes – salir de compras – jugar con el computador.
Ej.: Yo jugaré con la computadora.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe) Leia o texto a seguir:
Acordei pensando...
Que não agimos apenas por nosso desejo
Que sempre fazemos as coisas pensando em outros...
Que nossas ações só existem em relação a nossa família, vizinhança, cidade
Que essas ações, de espírito coletivo, geram solidariedade
Que quanto mais amor e relações existirem, mais coletivas serão nossas ações
Que os desejos ocultos e egoístas camuflam a infelicidade de quem é incapaz de pensar no coletivo.
Disponível em: http://manguevirtual.blogspot.com.br/search/label/POESIA
Acerca dos aspectos que definem o objeto de estudo sociológico contido no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Unisc) “Na galeria de ícones nacionais, a invenção social do Brasil como terra do samba representa uma imagem que perdura até os dias de hoje, atravessando os tempos apesar de todos os contratempos no terreno da música popular brasileira. Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira nosegmento da música, o samba urbano teve que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da sua consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer traçado uniforme ou linear.
[...] Nos últimos anos da década de 20 do século passado, um terremoto de efeito prolongado abalou, de alto a baixo, a música popular brasileira. Seu epicentro foi o bairro de Estácio de Sá, encravado entre o Morro de São Carlos e o Mangue, nas proximidades da zona central do Rio de Janeiro. Reduto de gente pobre, com grande contingente de pretos e mulatos, era um prato cheio para as associações que normalmente se estabelecem entre classes pobres e “classes perigosas”. Daí viverem cercados de especial atenção por parte da polícia. Berço do novosamba urbano, o Estácio não terá, todavia, exclusividade no seu desenvolvimento. Quase simultaneamente, o “samba carioca”, nascido na “cidade”, iria galgar as encostas dos morros e se alastrar pela periferia afora, a ponto de, com o tempo, ser identificado como “samba de morro”. Até impor-se como tal e, mais, como ícone nacional, uma batalha, ora estridente, ora surda, teve que ser travada.”
PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo) [en línea] 2003, vol. 22 [citado 2012-04-20]. Disponible en Internet: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=221014788004. ISSN 0101-9074.
I. O texto aborda a descaracterização do samba como música negra junto à sociedade brasileira contemporânea.
II. O texto reflete como um gênero musical com vínculos de pertencimento étnico se tomou símbolo nacional da cultura brasileira.
III. A forma do samba que se tornou um ícone nacional era inicialmente marginal e urbana.
IV. O autor demonstra, pelo texto, considerar que a identidade brasileira é socialmente construída.
Assinale a alternativa correta.