Identifique no mapa os estados onde os imigrantes se instalaram. Faça uma legenda.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UNIRIO) A característica de ter covinha nas bochechas é determinada por um par de gens, seguindo a primeira lei mendeliana. Imagine que, numa população de 500 indivíduos, 84% das pessoas possuem covinhas (CC e Cc). Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, determine, respectivamente, qual é a frequência do gen “c” e qual é o número esperado de heterozigotos nessa população. - Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
O equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. Existe, por exemplo, um quebra-cabeça entre o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi (árvore onde as araras azuis fazem seus ninhos).
Mais da metade dos ovos das araras azuis são predados pelos tucanos.
O texto afirma: “... se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem...”
Explique as consequências ecológicas da ausência dos tucanos-toco e da extinção dos manduvis.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O período da Nova República contou com diferentes governos, os quais apresentaram avanços significativos em algumas áreas e a manutenção de problemas em outros âmbitos.
Relacione corretamente cada presidente às ações do seu governo:
(1) Fernando Collor de Mello
(2) Fernando Henrique Cardoso
(3) Luís Inácio Lula da Silva
(4) José Sarney
(5) Dilma Roussef
( ) Optou por dar continuidade ao plano econômico que havia sido adotado pelo governo FHC. O objetivo era manter a inflação sob controle e adotou programas sociais que beneficiaram milhares de famílias brasileiras, permitindo que elas saíssem da linha da pobreza.
( ) Em seu governo a queda da inflação melhorou o poder aquisitivo da população e estimulou diversos setores da economia, mas foi criticado por vender empresas estatais a empresários particulares.
( ) Durante o seu primeiro governo, foi várias vezes alvo de questionamentos por causa de sua relação com o governo Lula, investigado em denúncias de corrupção. Em seu segundo mandato, uma grave crise econômica e social aconteceu no mundo, causando tensões políticas, fechamento de empresas e aumento da inflação e do desemprego.
( ) Primeiro presidente da República civil desde a década de 1960. Existia em seu governo muita desconfiança, por ter ele apoiado o regime militar no passado e também porque foi um dos políticos que votaram contra o projeto de eleições diretas para presidente, em 1984.
( ) Seu governo foi o mais criticado da história do nosso país. Para combater a inflação, sua equipe elaborou um plano econômico que confiscou boa parte do dinheiro que os brasileiros tinham guardado nos bancos. E estava envolvido em sérias denúncias de corrupção e mau uso do dinheiro público.
- Física
Sabe-se que uma corrente elétrica pode ser induzida em uma espira colocada próxima a um cabo de transmissão de corrente elétrica alternada - ou seja, uma corrente que varia com o tempo.Considere que uma espira retangular é colocada próxima a um fio reto e longo de duas maneiras diferentes, como representado nestas figuras:
Na situação representada em I, o fio está perpendicular ao plano da espira e, na situação representada em II, o fio está paralelo a um dos lados da espira. Nos dois casos,há uma corrente alternada no fio.
Considerando-se essas informações, é correta afirmar que uma corrente elétrica induzida na espira
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, analise a imagem com a turma. Pergunte aos alunos qual é a palavra principal que aparece na imagem.
1.2. Professor, juntamente com os alunos, redija um texto utilizando as palavras que aparecem na imagem. Crie, junto com os alunos, um título para o texto.
Disponível em: <http://www.fapto.org.br/images/noticia/57c4a8ff16bc8.jpg>. Acesso em: 1 mai. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia o texto com os alunos.
2.2. Solicite aos alunos que sublinhem as partes que julgaram mais importantes.
Todos sabemos que ações criativas fazem a diferença e conferem uma posição de destaque, porém, nos acostumamos a simplesmente aceitar que não somos tão aptos a usá-la e acabamos por não aprimorar nosso processo criativo. A criatividade possibilita que você adquira certa autonomia, que o leva a adotar uma postura empreendedora não só na sua vida profissional, como também na vida pessoal. Você a utilizará nas situações em que precisa encontrar soluções para determinados problemas. Para aprimorá-la, busque ter ideias que tragam melhorias, pois a chave da criatividade está em ser inovador.
Alguns autores afirmam que o caminho para o sucesso está na capacidade de alocar nossas habilidades criativas para pensar e agir diferente, de forma a ser inovador em todas as situações que nos são apresentadas. Portanto, inovação é o fator principal para se aumentar as chances de atingir o sucesso em todos os aspectos de nossas vidas.
[...] ser criativo faz toda diferença para o empreendedorismo.
Disponível em: <https://descola.org/drops/a-importancia-da-criatividade-no-empreendedorismo/>. Acesso em: 1 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que, em duplas, expliquem:
a) O que é ser criativo? Qual é a importância da criatividade na vida das pessoas?
b) O que é ser inovador? Qual é a importância da inovação na vida das pessoas?
c) Por que ser criativo faz toda a diferença para o empreendedorismo?
3.2. Solicite aos alunos que socializem suas respostas com os colegas. Teça comentários a respeito das respostas dos alunos.