O retângulo menor (Fig. 1) foi ampliado, como se vê na malha quadriculada, formando o retângulo maior (Fig. 2). Analise as figuras e compare seus respectivos perímetros.
Assinale a alternativa que, corretamente, indica o que aconteceu com as duas figuras.
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- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão refere-se ao quadrinho Aula Prática de Aritmética. Observe-o com atenção. Aula Prática de Aritmética (*)
Fonte: http://www.orapois.com.br/humor/piadas/quadrinhos/aula-pratica-de-aritmetica_id54066_p0_mc0.html - 15/10/2009 - adaptado. (*) Ramo da matemática (ou o antecessor) que lida com as propriedades elementares de certas operações sobre numerais. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aritmética - 15/10/2009 - adaptado.
Um dos exemplos a seguir, a respeito das figuras (imagens) criadas no quadrinho, NÃO caracteriza a ironia e as gargalhadas dos observadores:
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado, é o pêndulo eletrostático, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um bastão eletrizado do pêndulo, observou que ele foi repelido (etapa I). O aluno segurou a esfera do pêndulo com suas mãos, descarregando-a e, então, ao aproximar novamente o bastão, eletrizado com a mesma carga inicial, percebeu que o pêndulo foi atraído (etapa II). Após tocar o bastão, o pêndulo voltou a sofrer repulsão (etapa III). A partir dessas informações, considere as seguintes possibilidades para a carga elétrica presente na esfera do pêndulo:
Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades
- Matemática | 15.1 Ponto
(ENEM 2015) Considere que os quarteirões de um bairro tenham sido desenhados no sistema cartesiano, sendo a origem o cruzamento das duas ruas mais movimentadas desse bairro. Nesse desenho, as ruas têm suas larguras desconsideradas e todos os quarteirões são quadrados de mesma área e a medida de seu lado é a unidade do sistema. A seguir há uma representação dessa situação, em que os pontos A, B, C e D representam estabelecimentos comerciais desse bairro.
Suponha que uma rádio comunitária, de fraco sinal, garante área de cobertura para todo estabelecimento que se encontre num ponto cujas coordenadas satisfaçam à inequação: x2 + y2 – 2x – 4y – 31 ≤ 0.
A fim de avaliar a qualidade do sinal, e proporcionar uma futura melhora, a assistência técnica da rádio realizou uma inspeção para saber quais estabelecimentos estavam dentro da área de cobertura, pois estes conseguem ouvir a rádio enquanto os outros não. Os estabelecimentos que conseguem ouvir a rádio são apenas:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a informação do quadro e faça o que se pede a seguir.
a) EXPLIQUE por que a atuação da Embrapa é importante.
b) JUSTIFIQUE a presença dos pesquisadores entre as pessoas que trabalham na Embrapa.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
O texto abaixo serve de base para a questão.
Considere este período: “Ao ver o Ministro do trabalho, expôs-lhe a situação:” (linha 2). É correto afirmar que quem expôs a situação foi