(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias, alimentos não perecíveis para doar a uma comunidade carente da região. Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 dias trabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 kg de alimentos por dia. Animados com os resultados, 30 novos alunos somaram-se ao grupo, e passaram a trabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até o término da campanha.
Admitindo-se que o ritmo de coleta tenha se mantido constante, a quantidade de alimentos arrecadados ao final do prazo estipulado seria de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UEPB) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Reescrever, editar e remixar na era digital: novos conteúdos?
Os historiadores da escrita defendem que ela passou por três grandes fases: manuscrita, livro impresso e eletrônica, cada uma definida por diferentes materiais e instrumentos, também advertem que cada uma sobrevive ilimitadamente nas seguintes, se adequando a diferentes áreas de uso. Ao mesmo tempo que nascem novas práticas, 1nada desaparece, tudo se reorganiza.
2Portanto, se apresentar as culturas escritas às crianças e aos jovens é fundamental, nos encontramos diante de um desafio: a cultura escrita é diversa. Ela existe de um modo manual, tanto a impressa como a digital. 3A questão não se reduz a deixar de escrever no papel para fazê-lo no computador. 4Quando se usam papel ou computador, são mantidos, em parte, os conteúdos a ensinar, mas se impõem novos e isso nos faz reformular o ensino. [...]
In: Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, Ano XXVIII, n° 260, março de 2013, p. 71.
A expressão “nada desaparece, tudo se organiza” (ref. 1) pode ser considerada:
I. Intertextualidade de base estilística, pois apresenta certos procedimentos similares conhecidos em outra situação discursiva.
II. Comparação, por existir alguma semelhança entre dois enunciados produzidos em situações distintas.
III. Construção discursiva que remete a um enunciado produzido em outro contexto enunciativo.
Analise as proposições e marque a alternativa que apresenta, apenas, a(s)correta(s).
- Biologia | 3.3 Vitaminas
Estudos mostram que a prática de esportes pode aumentar a produção de radicais livres, um subproduto da nossa respiração que está ligado ao processo de envelhecimento celular e ao surgimento de doenças como o câncer. Para neutralizar essas moléculas nas células, quem faz esporte deve dar atenção especial aos antioxidantes. As vitaminas C, E e o selênio fazem parte desse grupo.
SÁ, V. Exercícios bem nutridos. Disponível em: http://saude.abril.com.br.
Acesso em: 29 abr. 2010.(adaptado).
A ação antioxidante das vitaminas C e E e do selênio deve-se às suas capacidades de: - Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIPÊ)
O ambiente hospitalar expõe seus ocupantes a várias situações de risco e, dentre elas, uma que merece atenção especial por parte dos profissionais da área de saúde é o choque elétrico envolvendo equipamentos médicos, que são bastante utilizados no monitoramento de pacientes e para diagnóstico e tratamento de doenças. A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor metálico no interior de um aparelho utilizado para o tratamento de um paciente varia com o tempo conforme o gráfico representado.
Considerando o intervalo de tempo de 0,0 a 10,0s, é correto afirmar que a intensidade média da corrente que produz o mesmo efeito da corrente representada no gráfico, em mA, é igual a
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Os diretores de uma escola precisam construir um laboratório para uso dos alunos. Há duas possibilidades:
(i) um laboratório do tipo A, com capacidade para 100 usuários, a um custo de 180 mil reais e gastos de 60 mil reais por ano para manutenção;
(ii) um laboratório do tipo B, com capacidade para 80 usuários, a um custo de 120 mil reais e gastos com manutenção de 16 mil reais por ano.
Considera-se que, em qualquer caso, o laboratório implantado será utilizado na totalidade de sua capacidade.
A economia da escola, na utilização de um laboratório tipo B, em vez de um laboratório tipo A, num período de 4 anos, por usuário, será de
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(UEL) Elaborada nos anos de 1980, em um contexto de preocupações com o meio ambiente e o risco nuclear, a Ética do Discurso buscou reorientar as teorias deontológicas que a antecederam. Um exemplo está contido no texto a seguir.
De maior gravidade são as consequências que um conceito restrito de moral comporta para as questões da ética do meio ambiente. O modelo antropocêntrico parece trazer uma espécie de cegueira às teorias do tipo kantiano, no que diz respeito às questões da responsabilidade moral do homem pelo seu meio ambiente.
(HABERMAS, Jürgen. Comentários à Ética do Discurso. Trad. de Gilda Lopes Encarnação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p.212.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ética do Discurso, é correto afirmar que a ética: