Os animais são uma parte essencial do nosso planeta e da nossa vida. Eles são classificados em diferentes categorias, uma das quais é a classificação em animais terrestres e animais aquáticos. Os animais terrestres são aqueles que vivem predominantemente na terra, enquanto os animais aquáticos são aqueles que vivem predominantemente na água. Os animais terrestres e aquáticos são diferentes em termos de habitat, anatomia e comportamento.
Qual desses animais pode viver tanto na água quanto na terra?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto base: Leia o texto a seguir.
Nova Escola. nº 286. Outubro 2015. p. 71.
Enunciado:
O texto faz uso de intertextualidade por apresentar um verbete de dicionário e seu significado. O uso dessa estratégia foi motivado pela presença, no texto, da palavra
- Literatura | 8. Obras Literárias
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente, Philippe Aries e Alcir Pécora comentam:
"O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e familiares. Está prestes a executar os ritos que bem conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se comprimem na cabeceira do 'jacente'. A grande reunião que nos séculos XII e XII tinha lugar no final dos tempos se faz, então, a partir do século XV, no quarto do enfermo."
(Philippe Aries, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.
"(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a última prova" que acontece apenas no quarto do moribundo. Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada hic et nunc (aqui e agora).
(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. pág. 51.)
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa correta.
- Química | 2.3 Termoquímica
Na mitocôndria, ocorre o processo final das vias de degradação oxidativa, chamado de cadeia de transporte de elétrons. Nesse processo, os elétrons provindos do NADH e FADH2 são transportados por complexos proteicos dispostos espacial e energeticamente, de modo que formem um gradiente de energia livre, em que o fluxo de elétrons vai do componente de maior energia livre para o de menor. O receptor final dos elétrons é a molécula de oxigênio, que é convertida em água. O potencial redox está relacionado com a energia livre através da relação ΔG = nF(-ΔE), em que ΔG é a variação de energia livre, ΔE é a variação de potencial, n é número de elétrons e F é a constante de Faraday. Na tabela abaixo, são fornecidos alguns componentes presentes na cadeia de transporte de elétrons e os respectivos valores de potencial de redução.
Respeitando o gradiente de energia livre, o fluxo de elétrons deve percorrer a sequência mostrada em:
- Matemática - Fundamental | 16. Sistema de Numeração Decimal
Isabel está escrevendo números por extenso. Veja o que ela já escreveu.
Oitocentos e treze
Dois mil e quatrocentos
Sessenta e oito
Trezentos e trinta e sete
Novecentos
Três mil e vinte
Dos números que Isabel escreveu por extenso, quantos têm três algarismos?
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
O Tour de France é considerado a corrida mais importante do ciclismo mundial. A cada dia do circuito, cada ciclista percorre, em média, 200 km. Jorge treina com sua bicicleta todos os dias em volta do lago Igapó I, em Londrina, em uma ciclovia que possui 3350 metros de extensão. Quantas voltas, aproximadamente, ele deve dar no lago Igapó I para simular um dia do circuito do Tour de France?