Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, o recorde olímpico mundial dos 100 metros rasos foi alcançado pelo jamaicano Usain Bolt, com um tempo de 9,58 segundos. Nessa mesma prova, o americano Tyson Gay, terminou com um tempo de 9,71 segundos. Determine a diferença entre os tempos desses atletas.
Questões relacionadas
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Finalmente, a bandeira. Tiradentes propôs que fosse adotado o triângulo representando a Santíssima Trindade, com alusão às cinco chagas de Cristo crucificado, presente nas armas portuguesas. Já Alvarenga propôs a imagem de um índio quebrando os grilhões do colonialismo, com a inscrição “Libertas quae sera tamen” (Liberdade, ainda que tardia), do poeta latino Virgílio, e que foi adotada e consagrada.
(MOTA, Carlos Guilherme e LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação.São Paulo, Ed. 34, 2015, 4. ed. p. 261)
O texto, ao se referir ao poeta Virgílio, nos remete a um período da história da Roma Antiga: o Império Romano. Durante esse período, foram características do Estado romano:
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
Um pedreiro propôs realizar uma obra no apartamento de Sandra em 45 dias, com a ajuda de um servente. Mas Sandra tem uma viagem marcada e só pode disponibilizar 30 dias para a realização da obra. Dessa forma, o pedreiro terá que contar com a ajuda de quantos serventes?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
A figura apresenta uma mola de constante elástica K = 2000,0 N/m que está comprimida 10,0 cm por um bloco de massa 500,0g com o auxílio de uma trava. Destravando-se a mola, o bloco é lançado ao longo da trajetória AB na ausência de forças dissipativas. Assim, o módulo da velocidade do bloco, ao passar pelo ponto B, em m/s, é igual a
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analyze the chart of hours of sleeping.
CLICK magazine, GB, page 2, November / December 2012
Compare how many hours you sleep at night to how many hours a kid of your age needs to sleep at night.
You: I am __________ years old and I sleep for ___________ hours.
The chart from the magazine: A kid the same age as me needs to sleep ____________ hours.
Is the number of hours the same? _________
If it is not, who sleeps more hours?
You or the Kid from the magazine? __________
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. [...] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene.
ASSIS, M. Um homem célebre. Disponível em: www.biblio.com.br. Acesso em: 2 jun. 2019.
TEXTO II
Um homem célebre expõe o suplício do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implacavelmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do RIo de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si, é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca.
WISNIK, J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira, 2004 (adaptado).
O conto de Machado de Assis faz uma referência velada ao maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da