(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.
( ) A polícia, após a mote de Boca de Ouro, soluciona todos os crimes misteriosos em que o bicheiro estava envolvido.
( ) Caveirinha é o repórter do jornal sensacionalista O Sol, que entrevista Guiomar, esposa do assassino de Boca de Ouro.
( ) Boca de Ouro era um homem astuto, sensual e cruel, não medindo esforços para conseguir o que queria.
( ) As rubricas da peça Indicam que D. Guigui cria urna narrativa emocional, o que confere um tom mítico à personagem Boca de Ouro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um produtor de maracujá usa uma caixa-d’água, com volume V para alimentar o sistema de irrigação de seu pomar. O sistema capta água através de um furo no fundo da caixa a uma vazão constante. Com a caixa-d’água cheia, o sistema foi acionado às 7 h da manhã de segunda-feira. Às 13h do mesmo dia, verificou-se que já haviam sido usados 15% do volume da água existente na caixa. Um dispositivo eletrônico interrompe o funcionamento do sistema quando o volume restante na caixa é de 5% do volume total, para reabastecimento.
Supondo que o sistema funcione sem falhas, a que horas o dispositivo eletrônico interromperá o funcionamento?
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Durante a respiração, uma pessoa consegue forçar de forma consciente a aceleração e diminuição do ritmo respiratório. Isso ocorre porque a ventilação pulmonar pode ser controlada voluntariamente. No entanto, há um controle involuntário das estruturas envolvidas na inspiração e expiração feito pelo centro respiratório, localizado no bulbo, e considerado um centro vital também conhecido por:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Um chuveiro elétrico não está aquecendo satisfatoriamente a água. Para resolver esse problema, fechamos um pouco a torneira. Com esse procedimento, estamos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.4 Emprego do "C", "Ç" e "SS"
Texto para a questão. “Um dia, um rio": livro infantil faz refletir sobre o desastre em Mariana (MG)* Com a leveza de um curso d’água, o texto de Um dia, um rio revela a vida do Rio Doce antes e após a tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Quem narra a história é o próprio rio, cheio de poesia. As palavras parecem dançar entre as delicadas ilustrações. [...] É um convite à imaginação e à reflexão. Será que somente os peixes sofrem com as águas poluídas? E como fica a população ribeirinha? Como escreve Leo Cunha, o rio que antes era melodia, hoje é silêncio. É uma ótima leitura! A seguir confira entrevista de Leo Cunha para a CRESCER: Crescer: Por que falar sobre a tragédia de Mariana? Leo Cunha: Eu moro em Belo Horizonte (MG) e visito muito aquela região. Muitos dos meus alunos e amigos são de lá. Fora isso, tenho uma relação afetiva com os rios em geral. A tragédia no ano passado tomou conta de mim, me incomodou demais. Fui a Mariana e a outros pontos do Rio Doce após tudo o que aconteceu. O que você quer passar aos leitores? L.C.: Queríamos falar desse caso para as crianças de maneira poética, literária, sem ser didático. Procurei criar uma força simbólica e afetiva sem o tom de denúncia. Eu vi muitas reportagens, visitei a região, então, para escrever, precisei mergulhar na linguagem. Pensei o rio como um personagem que conta a vida antes e depois do desastre. [...] *Em 5 de novembro de 2015, a Barragem do Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km de Mariana (MG), propriedade da Empresa Samarco, se rompeu. Pouco mais de quarenta e oito milhões de metros cúbicos de lama tóxica foram liberados em avalanche na maior tragédia ambiental já vista no Brasil. Dezenove pessoas morreram,1265 ficaram desalojadas. No total, 40 municípios foram afetados pela lama, que seguiu o percurso do rio Doce, contaminando a bacia até desaguar na Praia de Regência (ES). Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/
noticia/2016/12/um-dia-um-rio-livro-infantil-faz-refletir-sobre-odesastre-em-mariana-mg.html. Acesso em: 22 dez. 2018.
Enunciado:
Releia o primeiro parágrafo:
Com a leveza de um curso d’água, o texto de Um dia, um rio revela a vida do Rio Doce antes e após a tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Quem narra a história é o próprio rio, cheio de poesia. As palavras parecem dançar entre as delicadas ilustrações.
Todas as palavras destacadas nesse trecho são escritas com c, que tem som de /s/ ou de /k/.
O c possui som de /k/ quando:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O aquecimento global e o lançamento de esgotos no mar têm sido apontados como processos que põem em risco os ecossistemas recifais. O aumento de temperatura pode ocasionar o branqueamento dos recifes, o que representa a perda de zooxantelas — microalgas que vivem no interior dos corais hermatípicos, realizando fotossíntese e liberando doses extras de nutrientes orgânicos. Em contrapartida, as zooxantelas sobrevivem utilizando produtos gerados pelo metabolismo dos corais. Outro problema que tem causado sérios danos aos recifes é o despejo de esgotos domésticos e industriais no mar, o que provoca a proliferação de cianofíceas e algas verdes que crescem na superfície da água e impedem que a luz chegue aos corais.
Considerando-se os seres vivos e a relação natural de sobrevivência e com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que, nessa ordem, existe uma relação de: