Observe o gráfico a seguir. Nesse gráfico, o eixo X corresponde à Linha do Equador e o eixo Y corresponde ao Meridiano de Greenwich.
Considerando que no ponto A são 10 horas, qual a hora das cidades B, C e D, respectivamente?
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- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você sabia que o Sol pode ajudar a medir o tempo? É isso mesmo! Os relógios solares são instrumentos antigos que utilizam a sombra do Sol para indicar as horas do dia. Eles foram muito usados antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais que conhecemos hoje em dia. Mas como será que os relógios solares funcionam? Será que eles ainda têm utilidade nos dias de hoje? Baseado nesses questionamentos responda:
Como a precisão dos relógios solares pode ser afetada por fatores climáticos e geográficos?
- Matemática | 14.3 Pirâmide
É comum os artistas plásticos se apropriarem de entes matemáticos para produzirem, por exemplo, formas e imagens por meio de manipulações. Um artista plástico, em uma de suas obras, pretende retratar os diversos polígonos obtidos pelas intersecções de um plano com uma pirâmide regular de base quadrada.
Segundo a classificação dos polígonos, quais deles são possíveis de serem obtidos pelo artista plástico?
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática.
Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos:
- adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado;
- medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos;
- bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
Nos gráficos abaixo, os valores de V são medidos em função do tempo de incubação:
O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão.
(Galileu, novembro de 2009, nº. 220, p. 94-95) TEXTO DIGITADO:
O preconceito linguístico deveria ser crime Basta ser homem, estar em sociedade e estar rodeado de pessoas falantes que língua ― este sistema de comunicação inigualável ― emerge. Ela se instaura e toma conta de todos nós, de nossos pensamentos, de nossos desejos e de nossas ações. Falar faz parte do nosso cotidiano, de nossa vida. A troca por meio das formas linguísticas é a nossa dádiva maior, nossa característica básica. É por meio de uma língua que o ser humano se individualiza, em um movimento contínuo de busca de identidade e de distinção. É isso, enfim, que nos torna humanos e nos diferencia de todos os outros animais. Não existe homem sem língua. Mesmo as pessoas com deficiências diversas adotam um sistema de comunicação. Quem é surdo, por exemplo, usas a linguagem de sinais. Sendo assim, não existe razão para que tenhamos preconceito com relação a qualquer variedade lingüística diferente da nossa. Preconceito linguístico é o julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala. O problema maior é que as variedades mais sujeitas a esse tipo de preconceito são, normalmente, as com características associadas a grupos de menos prestígio na escala social ou a comunidades da área rural ou do interior. Historicamente, isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente. Então, há críticas negativas em relação, por exemplo, à falta de concordância verbal ou nominal (As coisa ta muito cara); ao “r” no lugar do “l” (Framengo); à presença do gerúndio no lugar do infinitivo (Eu vô ta verificando); ao “r” chamado de caipira, característico da fala de amplas áreas mineiras, paulistas, goianas, mato-grossenses e paranaenses ― em franca expansão, embora sua extinção tenha sido prevista por linguistas. Depreciando-se a língua, deprecia-se o indivíduo, sua identidade, sua forma de ver o mundo. O preconceito linguístico ― o mais sutil de todos eles ― atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar. A Constituição brasileira estabelece que “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. Sendo assim, interpreto eu que qualquer pessoa que for vítima de preconceito linguístico pode buscar a lei maior da nação para se defender. Até porque, sob essa ótica, o preconceito linguístico se configura como um tratamento desumano e degradante ― uma tortura moral. Se necessário for, poderíamos até propor uma lei específica contra esse tipo de preconceito, apenas para ficar mais claro que qualquer pessoa tem direito de buscar a justiça quando for vítima de qualquer iniciativa contra o seu modo de se expressar. Sei que devem achar que isso é bobagem, que todos devem deixar de falar errado. Mas todo mundo tem direito de se expressar, sem constrangimento, na forma em que é senhor, em que tem fluência, em que é capaz de expressar seus sentimentos, de persuadir, de manifestar seus conhecimentos. Enfim, de falar a sua língua ou a sua variante dela.
Enunciado:
Segundo Marta Scherre, as variedades linguísticas mais sujeitas ao preconceito são as que apresentam menor prestígio na escala social e, também, as de comunidades rurais ou do interior. Por que isso acontece? E, para a linguista, o que poderia se feito para acabar com “o mais sutil dos preconceitos”?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tirinha.
Icebergs: enormes blocos de gelo, formados de água pura, nos locais próximos aos polos.
Titanic: supernavio que afundou ao se chocar com um iceberg.
Os icebergs são um terror maior para os submarinos porque