Disponível em: <http://picasaweb.google.com/115200662428197216011/PORTFOLIO_RodrigoSena_2008#>. Acesso em: 17 out. 2013.
No folheto, as informações estão organizadas em tópicos de acordo com o assunto. Quais são esses tópicos?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais:
- Máquina fotográfica
- Pedras para pinturas
- Tinta guache acrilex
- Pincéis finos
- Verniz fosco
- Data show ou Xerox das imagens dos artistas citados na bibliografia
Desenvolvimento:
1- Esta atividade pretende desenvolver nos alunos um olhar especial sobre a natureza e para as formas resultantes da ação da mesma natureza sobre si mesma, seja pela ação da água, ar ou erosão, entre outros, e sobre as mais diferentes superfícies. Aqui, especificamente trataremos das pedras, mas podemos desenvolver com os alunos uma idéia abrangente a este respeito, levando em consideração até mesmo o fundo do mar.
Segundo Richard Wolheim em Arte e seus objetos (p.22.), numa famosa passagem do Trattato, Leonardo da Vinci aconselha o aspirante a pintor a “despertar o espírito da invenção” olhando para paredes manchadas pela umidade ou para pedras de cores irregulares e encontrando nelas paisagens divinas, cenas de batalha e estranhos personagens em ação violenta.
Estas ideias de Leonardo da Vinci têm muitas aplicações, tanto na psicologia como na filosofia da arte e aqui possibilitam pensar que tudo o que existe, todo tipo de forma, só possui visibilidade a partir de uma relação com o homem. Este fenômeno é chamado por Wolheim em sua obra A Arte como Pintura (p.45) de “ver em”. “Ver em” nada mais é do que a capacidade que temos de, frente a uma superfície e da consciência visual que temos dela, distinguir formas para além do que vemos. Isto acontece, por exemplo, quando olhamos as nuvens e mesmo sabendo se tratar de nuvens, consideramos a existência de outras imagens dentro delas.
2- Podemos usar para sensibilizar as crianças as fotografias do artista português Pedro Inácio. Observe como o fotógrafo busca registrar momentos em que se depara com o “ver em” que no caso está presente nas montanhas de Portugal:
3- Outra forma de sensibilização pode ser o poema de Drummond, “No meio do Caminho”, no sentido de que tudo pode ser outra coisa, dependendo da nossa capacidade de atribuir a elas novos significados e sentidos ao ponto de elaborar um poema até sobre “uma pedra no meio do caminho”.
Fragmento do poema de Drummond:
“Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.”
(Carlos Drummond de Andrade - 1902-1987)
4 – Também é curiosa a obra Mundo Subterrâneo do filósofo, alquimista, matemático e físico jesuíta alemão do séc. XVII, Athanasius Kircher, na qual Kircher registra diferentes formas desenvolvidas a partir de fissuras em pedras que eram até mesmo colecionadas por personalidades importantes do período como, por exemplo, o rei Felipe II da Espanha.
5 – Também a artista portuguesa Ana Perez Quiroga desenvolveu o tema de imagens visualizadas em pedras no seu projeto plástico Tratado das Pedras do pseudo-APQ, do ano de 2007:
6 - A partir destas informações é possível suscitar nas crianças a curiosidade para “ver em” e realizar os registros através de fotografias ou pinturas.
7 – Outra possibilidade é pedir às crianças que recolham pedras que possam sugerir o princípio de formas a serem pintadas sobre suas superfícies na sala de aula com tinta guache e posteriormente envernizadas (e por que não também fotografadas?) para exposição.
Observações:
1 – Uma exposição poderá ser montada usando-se:
- Fotografia da pedra recolhida pela criança sem pintar.
- A pedra pintada
- Fotografia da pedra pintada
- Fotografias de diferentes alunos sobre a mesma pedra (pintada ou não)
2 – Cabe aqui um questionamento sobre a importância da referência da natureza no processo criativo do artista, na educação do olhar, da percepção e da sensibilidade.
Referências:
1 - Sobre Pedro Inácio, fotógrafo português:
2 – Sobre Ana Perez Quiroga:
http://anaperezquiroga.com/Text.aspx?Lang=PT&ID=56
http://www.anaperezquiroga.com/work_apq.aspx?Lang=EN&PRJ=51
3 – Sobre Drummond:
www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm
4 – Sobre Kircher
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim do ano de 2008, na maioria dos países provocou desemprego e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Esse fato influenciou diretamente na emissão de gases poluentes na atmosfera. Em consequência desse fato é possível afirmar:
I. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
II. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.
III. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam as mudanças climáticas e a poluição local em grandes centros urbanos.
IV. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em desenvolvimento tiveram de parar as suas atividades e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.
V. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
(www.planetasustentavel.abril.com.br/notícia/ambiente/ Adaptado.)
Estão corretas apenas as afirmações:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
O conhecimento da sequência de DNA, ou seja, da ordem das bases nitrogenadas em moléculas ou fragmentos de DNA, tem se tornado indispensável tanto na área de pesquisa quanto no setor de diagnóstico. Os primeiros sequenciamentos, realizados na década de 70 do século passado, tiveram como base protocolos laboratoriais complexos, caros e demorados. O projeto do genoma humano impulsionou o desenvolvimento da tecnologia, que, hoje, possibilita a realização, em algumas horas, do sequenciamento de genomas completos. Os equipamentos mais difundidos atualmente definem a sequência de fragmentos de DNA com base na separação de moléculas em eletroforese capilar.
Considerando o texto acima e as múltiplas implicações do assunto nele abordado, julgue o item que se segue.
No núcleo de uma célula somática diploide de um indivíduo da espécie humana sem qualquer aberração cromossômica, existem 46 moléculas lineares de DNA, quantidade que é duplicada na fase S do ciclo celular.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos(UDESC) Dezenas de milhões de átomos de elementos químicos unem-se e formam os diferentes compostos orgânicos que constituem os seres vivos. Proteínas, glicídios e ácidos nucleicos são exemplos destes compostos orgânicos.Em relação a estes compostos, analise as proposições.I. Proteínas são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio.II. O nitrogênio é um elemento comum tanto às proteínas quanto aos ácidos nucleicos.III. Um elemento fundamental na composição de glicídios, como a glicose e a frutose, é o nitrogênio.IV. Algumas proteínas podem apresentar em sua composição metais, a exemplo, o ferro ou o magnésio.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar: