A comunicação entre as pessoas, bem como a divulgação de novas descobertas, de novas ideias e de novos fatos, fazem com que a informação se propague pelo mundo mais rapidamente. Os meios de comunicação estão bastante evoluídos, sendo os mais modernos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em relação ao que o texto conta sobre Márcia, marque o tipo de atitude relacionado ao comportamento dela antes de conhecer Leopolda.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.2 Aliteração, Assonância e Onomatopeia
Leia as palavras, observando o som das letras destacadas:
A CHOU — A RRANCADO — RI SADA — E XIGIRAM
Marque a alternativa em que todas as palavras apresentam letras e sons iguais aos dessa lista e na mesma sequência.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia os textos a seguir, analise as imagens e responda a questão.
Conceituar família é uma tarefa árdua e complexa; já que esta instituição tem importância e significado social diferentes para vários povos, sendo cabível destacar ainda que os parâmetros sociais sofrem alterações conforme o momento histórico vivenciado.
Disponível em: http://nalei.com.br/blog/novo-conceito-de-familia-e-a-aplicacao-da-lei-n%C2%BA-1134006-31/
"Era o patriarca de um grupo de famílias. (...) Era o Pai, o Sogro, o Avô; mas, antes de tudo, o Amigo e o Conselheiro. Jamais alguém ousou desrespeitá-lo, no lar ou fora dele. (...) Encamava a sabedoria e ninguém dele se aproximava sem que, de imediato, se sentisse envolvido pela confiança que irradiava de sua marcante personalidade". (Aroldo de Azevedo, referindo-se ao fazendeiro Ignácio Cochrane.)
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=412
Família chefiada por mulheres
Disponível em: http://www.guiame.com.br/images_materia/materia/r_7607.jpg
Família homossexual
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_CX6rcgG-eqY/TAMfVW7k4TI/AAAAAAAAADk/JBqMZ7uzvOk/s1600/familia-homosexual1.jpg
A partir das informações do texto, caracterize as relações familiares no período colonial brasileiro.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNEB) Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas.
Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar. Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(PARKES. 2013. p. 22-27).
O controle nervoso da respiração é realizado pelo centro cardiorrespiratório localizado no bulbo raquidiano. Ele é alterado, dentre outros motivos, pelas variações da concentração de oxigênio e de dióxido de carbono, bem como do valor do pH do sangue. Em relação a esse controle responsável pela manutenção da ventilação pulmonar em seres humanos, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 11, Arte Urbana
... Quatro olhos, quatro mãos e duas cabeças formam a dupla de grafiteiros “Os gemeos”. Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em São Paulo, e agora têm suas obras expostas na conceitua da Deitch Gallery, em Nova Iorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional.
No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se