Um fazendeiro plantou milho, arroz e feijão. Em um ano, ele colheu mais de 1 000 kg desses grãos. Ele pode ter colhido
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A abolição da escravidão em 1888 e a Proclamação da República em 1889 não garantiram uma sociedade justa.
Os negros tinham poucas oportunidades de trabalho, pois os empregadores preferiam a mão de obra imigrante. Tanto nas fazendas como nas cidades, as crianças das classes menos favorecidas precisavam trabalhar desde cedo para ajudar a família. As mulheres executavam apenas trabalhos domésticos e algumas tarefas operárias. Não tinham direito ao voto e estavam excluídas da política. Os índios também eram excluídos, considerados incapazes.
Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
a) Escreva uma semelhança e uma diferença entre a vida das crianças pobres no início do regime republicano e atualmente.
b) Considerando a situação de negros, mulheres e índios no início da República, quais avanços são possíveis observar atualmente nas condições de vida desses grupos?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el trecho de un reportaje sobre medioambiente y responde a las preguntas.
Variabilidad del clima y el agua
Chile se ve afectado fuertemente por la variabilidad del sistema climático: años más lluviosos que otros, meses más secos que otros años y décadas, como la del 80, más lluviosas. Además, la cantidad de agua que cae anualmente ha variado en los últimos 100 años. Por otra parte, la evidencia muestra un aumento sostenido de la temperatura de la Tierra, que vendría a afectar el clima (precipitación y temperatura).
La principal fuente de variabilidad interanual es el proceso de la atmósfera y el océano conocido como El Niño, Oscilación del Sur. Este proceso implica la alternancia cuasi periódica de eventos de El Niño, que genera lluvias sobre lo normal en Chile Central, y de La Niña, que genera una disminución de las precipitaciones. Sin embargo, no necesariamente un evento de El Niño (o La Niña) conlleva un año lluvioso (o seco).
Disponible en: <http://www.elmostrador.cl/noticias/opinion/2013/10/26/variabilidad-del-clima-y-el-agua/> (Fragmento). Acceso el 11 dic. 2015.
Responde usando las informaciones dadas en el texto.
a) ¿Qué provoca El Niño en Chile?
b) ¿Qué provoca La Niña en la región?
- Matemática - Fundamental | 32. Medida de comprimento
Leia as informações da reportagem e responda
QUE ALTURA TEM?
Até hoje não se sabe a altitude exata do Everest. Isso porque medir as montanhas ainda é um desafio para os geógrafos
Fonte: VEJA. São Paulo, 10 ago. 2011.
Qual a diferença de altura, em quilômetros, entre o Pico da Neblina e Mont Blanc depois das novas medições?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: Leia o texto a seguir.
Os navios do deserto Diretamente do deserto do Saara, na grande rota das caravanas, João Grilo, repórter especial da Folha Florestal, desvenda alguns mistérios da vida dos camelos africanos. REPÓRTER: Senhor Camelo, qual é a diferença que existe entre um dromedário e um camelo? CAMELO: Nós temos duas corcovas e os dromedários, coitados, têm apenas uma. Acho que é um defeito de fabricação. REPÓRTER: Os senhores são famosos no mundo inteiro pela capacidade de ficar dias sem beber água. Por acaso, não sentem sede? CAMELO: Tudo depende da nossa alimentação. Se comermos muitos vegetais frescos, poderemos ficar até seis meses sem beber água, no tempo frio. Com temperaturas de 30 a 40 graus, precisamos nos abastecer de água de dez em dez dias, mais ou menos. REPÓRTER: É verdade que os senhores tem um reservatório de água nas corcovas? CAMELO (rindo): Isso são histórias. Modéstia à parte, nosso organismo é muito bem-feito e nós podemos perder muita água e muita peso sem morrer de desidratação como os homens. REPÓRTER: Os senhores já foram chamados de navios do deserto. Por quê? CAMELO: Porque navegamos muito bem no deserto. Nossas patas foram feitas para isso. São divididas ao meio, o que facilita andar na areia. Além dessa capacidade que temos de suportar altas temperaturas. Mas é claro que adoramos um oásis, com sombra e água fresca. REPÓRTER: E suas medidas? CAMELO: Bem... eu meço 2 metros de altura e 3 metros de comprimento. Estou muito magro: peso apenas 400 quilos. REPÓRTER: Os camelos preferem viver em grupo ou sozinhos? CAMELO: Nós vivemos em grupo. Mas eu já fui domesticado pelo bicho homem. Vivo trabalhando feito um escravo. REPÓRTER: Dizem que os camelos tem o temperamento muito forte e cospem quando ficam irritados. É verdade? O camelo arreganhou os dentes, deu uma bela cusparada e foi embora dali sem dizer adeus. ROBATTO, Sonia. Uma história em cada dia – Agosto. São Paulo: Globo, 1993.
O texto anterior traz informações sobre os camelos africanos. Com base nele, escreva um texto informativo, fazendo uma síntese dessas informações. Faça isso em uma ficha de tamanho 17cmX17cm.
Seu texto será exposto na sua sala de aula e, por isso, cuide também da estética. Se possível, faça uma ilustração.
Depois do texto pronto, verifique se as palavras foram escritas corretamente; se a pontuação foi feita e se as informações estão claras.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Em um aconselhamento genético, a chance calculada pelo cientista de um casal portador de uma doença recessiva ter uma criança afetada é de: