Você sabia que cada escola pode ter diferentes partes e dependências? Conhecer as partes da escola pode ajudar a entender como ela funciona e como podemos utilizá-la de maneira adequada.
Qual é o lugar da escola onde se pode comprar comida e bebida?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um aplicativo que oferece séries e filmes tem um valor mensal fixo para os títulos liberados e a opção de aluguel de filmes na aba lançamentos, em que é cobrado um mesmo adicional por cada filme alugado. O gráfico a seguir mostra uma representação do valor total a ser pago pelo usuário em função da quantidade de filmes alugados no mês.
De acordo com o exposto, o valor da mensalidade de uma pessoa que alugou três filmes em um mês usando esse aplicativo é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Pontuações Básicas
Disponível em:<http://www.guiratinga.mt.gov.br/(S(0iwxolccnqbpyp5r1n1nmibr))/LerNoticia.aspx?id=260>. Acesso em: 11 jun. 2016.
Os sinais de pontuação são recursos linguísticos empregados para representar, na língua escrita, as pausas e entonações típicas da língua falada. Nessa campanha, as vírgulas foram empregadas para isolar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
RECEITAS NOJENTAS, IDEIAS BOLORENTAS
Oi, meu nome é Cecília.
Para que você entenda o verdadeiro sentido deste livro, é preciso que conheça um pouco da minha vida.
Já estava fazendo oito anos (eu tenho dez; só que nos primeiros anos de vida a gente ainda não sabe reclamar das coisas) que minha mãe me oferecia só umas porcarias para comer. No almoço, era chuchu, beterraba, quiabo. No jantar, sopa de repolho, batata, mandioquinha. Nos fins de semana, quando eu queria uma bela pizza ou um super-hambúrguer com ketchup, lá vinha minha mãe com torta de berinjela e salada de alface com tomate. Ou, então, arroz com ervilhas, pimentão recheado, e outras coisas piores.
Argh!!! Decidi declarar guerra aos legumes e verduras. Quando minha mãe aparecia com essas coisas, eu gritava: “Eca, eca, eca, eu não como essa meleca!”
Bem, resumindo, foi por isso que acabei indo parar no consultório da Dra. Ema Luca, psicóloga.
Quando vi a doutora pela primeira vez, me pareceu a Olívia Palito: alta, magra e esquisita. Com os óculos pendurados num nariz enorme, ela me recebeu na sua sala, já com um bloco na mão. Tinha um jeito de falar muito engraçado, carregando os erres nos finais das palavras, parecendo que punha um jota. Mais ou menos assim: amorj, favorj, forj.
Quando eu entrei, ela disse:
– Sente-se, por favorj, Cecília.
Sentei. Daí ela disse:
– Pode falarj, que estou aqui para ajudarj.
Eu nem sabia o que é que ela queria que eu falasse, mas desconfiei que fosse sobre eu só querer comer pizza, hambúrguer e pastel de queijo. Então, soltei a língua:
- Se a senhora pensa que vai me convencer a comer legumes, verduras, e outras coisas horríveis, pode esquecer porque eu...
Mas a Dra. Ema me interrompeu e perguntou:
– Você acredita em bruxaria, Cecília?
Me espantei com a pergunta.
– É claro que não, né, doutora! – eu respondi. Daí ela olhou bem nos meus olhos, que eu pude ver até uma pinta no nariz, e disse:
– Pois eu tenho uma amizade com uma bruxa. Aliás, eu tenho um pacto com ela. Ela é uma excelente cozinheira e me ensinou receitas muito mais horrorosas e nojentas que as da sua mãe. Elas foram feitas especialmente para crianças cheias de nojo como você.
Achei uma superfalta de educação a psicóloga dizer que eu era cheia de nojo, mas confesso que fiquei espantada com a revelação, e doida por conhecer as tais receitas.
– Que pacto a senhora tem com sua amiga bruxa? – eu quis saber.
– Prometi à bruxa que jamais, em tempo algum, nem que todos os seres humanos me pedissem de joelhos, eu daria as receitas dela para quem não passasse no teste.
– Teste? Que teste? – perguntei, espantada.
– O teste nojentológico – ela respondeu.
Ao ouvir aquilo, comecei a acharj, quer dizer, achar que a Dra. Ema é quem estava precisando de psicóloga. Mas a curiosidade tinha tomado conta de mim. Então eu disse:
– Eu topo fazer o teste. E vamos logo com ele, que a senhora me deixou supercuriosa.
Mas a doutora tirou os óculos e disse:
– Lamento, Cecília, mas a sua hora acabou. Na próxima consulta faremos o teste.
(...) (Fonte: MARTINS, Eliana. Receitas nojentas, ideias bolorentas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006. p. 6-8.)
Podemos comparar as características dos seres, dos lugares, dos pratos de comida... Essa comparação pode ser de três tipos: superioridade, inferioridade e igualdade.
a) “Comer pizza é mais gostoso do que comer jiló.”
Que ideia as palavras destacadas deram a essa comparação?
b) Escreva duas frases sobre o que você gosta de comer que mostrem os outros tipos de comparação de características.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda ao que se pede na questão. Um projeto aplicado em 1904 pelos políticos da época consistia em, além de retirar as pessoas das ruas, levantar guerra aos mosquitos, ratos e outros animais “maléficos”, também obrigar a população inteira a se vacinar contra a varíola. A reação popular foi extrema: pedradas, protestos, incêndios, dentre outras formas de revolta que fizeram com que o governo revisse a obrigatoriedade.
Atualmente a varíola é considerada uma doença erradicada, entretanto, há muitas controvérsias entre o uso ou não de vacinas. Alguns médicos alegam que tanto melhoria das condições de vida das pessoas, incluindo aí o saneamento básico de qualidade e boas condições de alimentação, poderiam causar efeito contra estas doenças quanto o uso de vacinas. Fonte: Mariana Araguaia. Equipe Brasil Escola
Justifique, através de argumentos, o valor atribuído à vacina.
- História | 3.5 Nova
Sarney convocou “as brasileiras e os brasileiros” a colaborar na execução do plano e a travar uma guerra de vida ou morte contra a inflação. O governo parecia tornar realidade o sonho de um dia se ir dormir no Brasil e se acordar no dia seguinte na Suíça. O congelamento de preços teve um profundo eco na população, que não podia acompanhar os complicados meandros da economia e preferia acreditar nos atos de vontade de um dirigente visto agora como corajoso.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 444. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2022
A implantação do Plano Cruzado no início de 1986 pretendia controlar a maior aflição do povo brasileiro, “o monstro da inflação”. No entanto, o plano também serviu como ferramenta política, visto que o Presidente