Existem animais coloridos e outros quase transparentes, animais com ou sem bico, focinho, dentes, asas, penas, pelos, cascos, garras, nadadeiras, entre outros.
Enfim, a variedade de tipos, cores e formas de animais parece não ter fim.
Observe a imagem acima e escreva o nome de um animal que:
a) vive na água:
b) tem pelo no corpo:
c) tem 4 patas:
d) tem penas no corpo e 2 pés:
e) rasteja quando se locomove:
f) tem escamas no corpo:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) O lobo que não é mau
A primeira coisa a saber é que o guará não é, na verdade, um lobo. Embora seja o maior canídeo silvestre da América do Sul, sua espécie (Chrysocyon brachyurus) é de difícil classificação. Alguns cientistas dizem que é parente das raposas, outros, que é parente do cachorro-vinagre sul-americano. Mas, de lobo mesmo, ele não tem nada. Além disso, é um animal onívoro. Porém, em algumas regiões, a sua dieta chega a quase 70% de frutas, especialmente da lobeira, uma árvore típica das savanas brasileiras, que contribui para a saúde do animal, prevenindo um tipo de verminose que ataca os rins do guará.
O lobo-guará não é um animal perigoso ao homem. Não existe nenhum registro, em toda a história, de um guará que tenha atacado uma pessoa, mas, ainda assim, são vistos como “maléficos”. Por quê? Porque, em ambientes degradados, o lobo, para sobreviver, acaba atacando galinheiros ou comendo aves que são criadas soltas. Com a desculpa de “proteger sua criação”, pessoas com baixo nível de consciência ecológica acabam matando os animais.
Se não bastassem a matança e a destruição de ambientes naturais, o lobo-guará ainda apresenta grande índice de morte por atropelamento em estradas.
O fato é que o lobo-guará precisa de nós mais do que nunca na história.
FERRAREZI JR., C. Revista QShow, n. 20, nov. 2015 (adaptado).
Esse texto de divulgação científica utiliza como principal estratégia argumentativa a
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva em que o portador apresenta incapacidade de metabolizar a fenilalanina, proporcionando alterações em seu metabolismo.
Do cruzamento entre um homem heterozigoto para essa característica e uma mulher normal, filha de pais normais e que tem um irmão com fenilcetonúria, a possibilidade de nascer, desse cruzamento, uma criança portadora dessa doença é de:
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(IFAL) Num triângulo equilátero de lado L constrói-se outro triângulo equilátero nos pontos médios de seus lados. Esse processo é feito indefinidamente, gerando infinitos outros triângulos equiláteros. Então, podemos dizer que o limite da soma dos perímetros desses triângulos vale:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a charge a seguir.
A charge satiriza:
- Filosofia | 6. Temática
O que é VIDA?
Não existe uma definição definitiva do que seja a vida. Para a ciência, um ser vivo é algo que atende ao conjunto das definições abaixo.
A definição fisiológica
Um ser vivo é um ser capaz de realizar algumas funções básicas, como comer, metabolizar, excretar, respirar, mover-se, crescer, reproduzir-se e reagir a estímulos externos.
A definição metabólica
Um ser vivo é um objeto finito que troca matéria continuamente com o que lhe circunda, mas sem alterar suas propriedades gerais.
A definição bioquímica (ou biomolecular)
Seres vivos são seres que contêm informação hereditária reproduzível codificada em moléculas de ácidos nucleicos e que controlam a velocidade de reações de metabolização pelo uso de catálise com proteínas especiais denominadas enzimas.
A definição genética
Um sistema vivo é um sistema capaz de evolução por seleção natural. Um parafraseamento moderno da teoria de Darwin teria a seguinte forma: a informação hereditária é transportada por grandes moléculas conhecidas como genes. Genes diferentes são responsáveis por características diferentes do organismo. Na reprodução, esse código genético é passado para o organismo gerado. Ocasionalmente, pequenas “falhas” ocorrem na replicação do código, e surgem indivíduos com pequenas variações — ou mutações.
A definição termodinâmica
Um organismo vivo é um sistema aberto, que troca massa e energia com as vizinhanças e no qual a ordem parece aumentar.
A definição cibernética
O matemático John H. Conway inventou o jogo da vida em cujo algoritmo as vidas artificiais do mundo virtual não representam nem simulam o real e existem somente no espaço virtual. Essas formas podem crescer, reproduzir-se ou morrer, conforme seu ambiente, isto é, reagem diante da presença, ou não, de outras vidas. Somente duas regras são adotadas: a primeira estabelece que uma célula ativa cercada por células ativas se torna ativa, e a segunda estabelece que uma célula ativa morre caso possua duas ou mais células vizinhas ativas. As regras traduzem, de modo simples, a autopreservação de uma espécie e as condições de autoconservação do ser vivo.
Revista eletrônica do Departamento de Química da UFSC. Internet: (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
As definições apresentadas constituem categorias classificatórias sobre o fenômeno vida oriundas do pensamento racional ocidental e distintas das formuladas pelo senso comum.