Compare a forma de aquisição da propriedade da terra no Brasil, nos seguintes períodos
Por que a Lei de Terras de 1850 afetou a vida dos grupos indígenas no Brasil?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Nas roletas dos ônibus, há um mostrador que indica o número de pessoas que pagaram passagem. Em cada trajeto, o cobrador anota o número inicial e o número final que está na roleta. Cada cobrador faz quatro trajetos por dia.
Algumas informações feitas por um cobrador, em um mesmo dia, estão anotadas na tabela abaixo.
Com base nessas anotações, o número mínimo de operações a serem efetuadas para se calcular o total de pessoas que pagaram passagem nesses quatro trajetos é
- História | 5.1 Expansão Marítima
As viagens mercantis e os descobrimentos de rotas marítimas e de terras além-mar ocorridas no que conhecemos por expansão europeia, mudou o mundo conhecido até então.
Foram etapas na conquista dos novos caminhos, rotas e descobrimentos os seguintes eventos:
1. Bartolomeu Dias atingiu a extremidade sul do continente africano, nomeando-a de Cabo das Tormentas.
2. Fernão de Magalhães, português, deu início à primeira viagem ao redor da Terra.
3. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
4. Conquista de Ceuta pelos portugueses.
5. Cristóvão Colombo descobriu o que julgou ser o caminho para as Índias, mas na verdade havia aportado em terras desconhecidas.
A sequência cronológica correta dos fatos listados é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Adjetivo
O boto vai virar lenda?
O famoso mamífero amazônico corre o risco de desaparecer: ele vem sendo morto em
especial para a pesca da piracatinga – e a moratória da atividade por cinco anos,
iniciada em 2015, pode ser pouco para salvá-lo.
O boto-cor-de-rosa é um dos mais icônicos e folclóricos animais da Amazônia. Mesmo protegido pela legislação brasileira, uma nova atividade tem pressionado suas populações na região: assim como os jacarés, ele tem sido caçado ilegalmente para servir de isca na pesca de um bagre conhecido como piracatinga. O fato tem causado preocupação em pesquisadores e entidades não governamentais, que pedem mais esforços na proteção do bicho, endêmico dos rios amazônicos.
A piracatinga ( Calophysus macropterus) é uma espécie de peixe que se alimenta de carniça e gordura. De forma geral, os jacarés são os animais mais utilizados como isca, devido ao seu grande número e à facilidade de encontrá-los na região. Porém, são os botos as iscas mais valorizadas pelos pescadores.
“O boto-cor-de-rosa possui uma carne com alto teor de gordura e, por isso, é mais atrativo para a piracatinga, além de ele ser um animal dócil, sociável e fácil de capturar”, explica o ecólogo Joné César, diretor executivo da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), que coordena e apoia pesquisas científicas para preservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia, como o boto. “A pesca da piracatinga está promovendo uma verdadeira matança de botos na Amazônia e ameaçando as populações do animal.”
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reconhece a dificuldade de fiscalizar a região e de flagrar os crimes no momento em que acontecem. “A Amazônia é muito extensa, a locomoção é feita principalmente pelos rios, e temos grande dificuldade para fiscalizar mais de um milhão de quilômetros quadrados em que essa atividade pode estar ocorrendo”, pondera Luciano Evaristo, diretor de proteção ambiental do Ibama. “Por isso, é muito importante contar com o apoio da população, na forma de denúncias, mas isso não ocorre com frequência.”
Contornando o problema
Como uma forma de amenizar o problema, o governo federal impôs uma moratória que entrou em vigor em janeiro de 2015, a qual proíbe a pesca, a estocagem e a comercialização da piracatinga em todo o território nacional por cinco anos. Dessa forma, busca proteger as populações de botos e jacarés até que outras soluções sejam encontradas. O descumprimento da determinação caracteriza crime ambiental e está sujeito a cancelamentos de licenças e permissões ou registros da atividade pesqueira, multas e prisões.
Nesse ínterim, a ideia é que organizações ambientais trabalhem conjuntamente com o Ministério do Meio Ambiente na busca de outras opções para a pesca da piracatinga. “Um dos maiores problemas é operacional, é muito fácil matar o boto”, ressalta César. “Por isso, uma ideia é desenvolver iscas alternativas e de fácil acesso, como vísceras de outros animais e restos industriais não utilizados de peixes.”
A previsão é de que o foco da fiscalização no período da moratória sejam os frigoríficos. “Nosso pessoal no Ibama já está mapeando todas essas instalações e, se alguém vender ou transportar piracatinga a partir de janeiro deste ano, poderá ser preso”, destaca Evaristo. “Inclusive já contatamos as autoridades colombianas, para onde vai a maior parte da piracatinga, para que nos ajudem a combater a prática ilegal.”
Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/04/o-boto-vai-virar-lenda>.
Acesso em: 11 maio 2015.
Leia as afirmações abaixo:
I. O substantivo populações (§ 1) refere-se aos habitantes da região amazônica, constituída principalmente de pescadores.
II. O adjetivo endêmico (§ 1) pode ser substituído por nativo, sem prejuízo do significado da frase.
III. O intertítulo Contornando o problema é inadequado, pois o texto fala de amenização, não de solução do problema (§ 5).
IV. O substantivo moratória (§ 5 e § 7) significa, nesse contexto, “suspensão por prazo determinado”.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Língua Espanhola | 1.1 Processo De Formação Das Palavras
Texto
Los niños de la escuela infantil Casa Menuda,
de San Sebastián de los Reyes, van a ser espiados
mientras juegan. Una cámara de vídeo, situada en un
lugar estratégico del patio de recreo, grabará sus
[5] movimientos y los transmitirá a través de internet
para que los padres puedan ver qué hacen y cómo se
encuentran sus retoños durante su ausencia. Esta
iniciativa, que lleva por nombre Babynet, llenará de
tranquilidad a muchas familias que ya no tendrán que
[10] preocuparse por si su hijo habrá comido, habrá
dormido la siesta o se divertirá con sus amiguitos. A
partir de ahora ya no tendrán que llamar por
teléfono. Bastará con que se conecten a la Red.
Uno de los propietarios de la escuela, Jorge
[15] Pérez, comenta que es una buena forma de
involucrar a los padres en la educación de los niños
porque podrán ver qué tipo de actividades
realizamos. Esta ciberguardería será un regalo del
cielo para los niños extranjeros que pueda haber en
[20] las escuelas, así los niños que tengan familiares fuera
de España podrán verlos sin moverse de su casa.
Pruebas de nível (Paula Gozalo y María Martín)
Con la lectura del texto se infiere que la escuela Casa Menuda está
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UCS) A primeira explosão de uma bomba atômica na história da humanidade aconteceu no dia 6 de agosto de 1945. Ela continha 50 kg de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT e foi lançada sobre o centro da cidade de Hiroshima, às 8h15min da manhã, horário local, causando a morte de mais de 140 mil pessoas. Nagasaki foi atingida três dias depois. Inicialmente, o plano do exército americano era jogar a bomba sobre Kokura. Mas o tempo nublado impediu que o piloto visualizasse a cidade, e decidiu-se pela segunda opção. A bomba, agora de plutônio 239, apresentava um potencial destrutivo equivalente a 22 mil toneladas de TNT. Cerca de 70 mil pessoas morreram.
Pouco depois de a bomba atômica ser lançada sobre o Japão, cientistas inventaram outra arma, ainda mais poderosa: a bomba de hidrogênio. Em 1957, a bomba H explodia no atol de Bikini, no Oceano Pacífico. Tinha um poder de destruição cinco vezes maior do que todas as bombas convencionais detonadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Prevendo a corrida armamentista, Albert Einstein declarou em 1945: “O poder incontrolado do átomo mudou tudo, exceto nossa forma de pensar e, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo”.
Disponível em: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/as-bombas-atomicas-lancadas-sobre-o-japao.html. Acesso em: 2 set. 15.
Em relação à temática e às informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.