Explicaê

01

Leia a reportagem e responda às questões  

 

  

20/01/2010 - 09h35

  

CASAL ANTICONSUMISTA VIVE SEM GELADEIRA E TV EM SP  

 

Você acha que seria possível viver sem geladeira? E sem televisão? O casal Juliana Morari, 26, e Lúcio Tamino, 27, vive assim. E muito bem, pelo que dizem. Há dois anos, mudaram-se da cidade de São Paulo para a serra da Cantareira, onde consomem "somente o necessário". O único eletrônico que declaram possuir em casa é um computador, por onde atualizam um site contando sua experiência.

"Já que procuro sempre comer frutas e legumes frescos e não consumo nada derivado de animais, que estraga fora da geladeira, não preciso dela", explica Juliana.

Eles são um exemplo de até onde podem chegar cidadãos preocupados com o ambiente.

Juliana diz que não compra produtos "supérfluos", ainda mais quando são industrializados, como biscoitos recheados e iogurte. "Possuem corantes, conservantes e outros ingredientes que podem fazer mal", diz. "Eu mesma faço biscoitos e pães caseiros para nosso consumo."

O dinheiro para as despesas do casal vem do trabalho de Lúcio como artista plástico. Mas, como evitam o consumismo, não necessitam de muito dinheiro, diz Juliana.

  (...)

  

Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u681809.shtml> Acesso em 20/06/2010 - adaptação

 

A reportagem fala em “consumir somente o necessário” e “produtos supérfluos”.  Produtos supérfluos são bens que não são indispensáveis para a nossa vida.

 

 

a) Preencha o quadro com 2 exemplos de produtos necessários e 2 exemplos de produtos supérfluos que você ou sua família costuma comprar.

     

  Imagem  

   

   

   

b) Explique por que você considerou os produtos colocados na 1ª coluna necessários.

     

c) Explique por que você considerou os produtos colocados na 2ª coluna supérfluos.