O clima é um dos elementos fundamentais não só na caracterização das paisagens naturais, mas também no histórico de ocupação do espaço geográfico.
Tendo em vista determinada restrição climática, a figura que representa o uso de tecnologia voltada para a produção é:
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere uma lâmpada emitindo luz monocromática sobre a superfície de um tanque com água. A luz que incide sobre a água se propaga até a superfície na forma de um cone com eixo perpendicular à água. Sendo o índice de refração da água superior ao do ar, pode-se afirmar corretamente que o cone de luz dentro da água:
- Filosofia | 4. Moderna
(UEMA) Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano.
Fonte: MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil.
Trad. João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora NOVA Cultural, 1997.
A teoria política de Thomas Hobbes teve papel fundamental na construção dos sistemas políticos contemporâneos que consolidou a (o)
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) Em 1934, um grupo de mulheres brasileiras, liderado por Bertha Lutz, elaborou um texto que ficou conhecido como Manifesto Feminista. Leia um trecho desse documento.
As mulheres, assim como os homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro, a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente, prejuízos para o outro, e, consequentemente, para a Nação. Em todos os países e tempos, as leis, preconceitos e costumes tendentes a restringir a mulher, a limitar a sua instrução, a entravar o desenvolvimento das suas aptidões naturais, a subordinar sua individualidade ao juízo de uma personalidade alheia, foram baseados em teorias falsas, produzindo, na vida moderna, intenso desequilíbrio social; a autonomia constitui o direito fundamental de todo indivíduo adulto; a recusa desse direito à mulher é uma injustiça social, legal e econômica que repercute desfavoravelmente na vida da coletividade, retardando o progresso geral...
Apud DUARTE, C. L. “Feminismo e literatura no Brasil”.Revista de Estudos Avançados, v. 17, n. 49, set/dez 2003.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300010#back19.Acesso em 6/7/2016.
Tendo em vista a situação das mulheres no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que o texto:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No momento em que o avô conta a história familiar para sua neta mostrando fotos, ele está usando uma fonte histórica
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UFRGS) Identity is about belonging, about what you have in common with some people and what differentiates you from the others. At its most basic it gives you a sense of personal location, the stable 1core to your individuality. But it is also about your social relationships, your complex involvement with others, and in the modern world these have become even more complex and confusing. Each of us lives with a variety of potentially contradictory identities, which battle within us allegiance: as men or women, black and white, straight or gay, able-bodied or disabled. 2The list if potentially infinite, and so therefore are our possible belongings. Which of them we focus on, bring to the fore, “identify” with, depends on a host of factors. At the center, however, are the values we share with others.
Identities are not neutral. the quest for identity are different, and often conflicting values. By saying who we are, we are also 3striving to express what we are, what we believe and what we desire. (…)
All this makes debates over values particularly 4fraught and delicate: they are not simply speculations the world and our place in it; they touch on fundamental, and 5deeply felt issues about who we are and what we want to become. They also 6pose political questions: how to achieve reconciliation between our collective needs as human beings and our specific needs as individual sand members of diverse communities, how to balance the universal and the particular. These are not new questions, but they are likely, nevertheless, to loom ever-larger 7as we engage with the certainty of uncertainty that characterizes ‘new times’.
The basic issue can be stated simply: by what criteria can we choose between the conflicting claims of differences? To ask the question immediately underlines the poverty of our thinking about this. Can the rights of a group obliterate the rights of an individual? Should the morality of one sector be allowed to limit the freedom of others? To what extent should one particular definition of the good and the just prevail over others? These are ancient questions, but 8the alarming fact is that one still lacks a common language for addressing them, 9let alone resolving them.
WEEKS, J. The Value of Difference. In: RUTHEFORD, J. ed. Identity, Culture, Difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 88.
Considere as propostas de reescrita do segmento The list is [...] infinite, and so therefore are our belongings (ref. 2).
I. The list is [...] infinite and consequently our belongings are also infinite.
II. The list is [...] infinite and the list of our belongings may also be infinite.
III. The list is [...] infinite and hence our belongings are infinite, too.
Quais poderiam substituir o segmento acima, sem prejuízo do sentido literal e da correção gramatical?