A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro:IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Ao analisar o mapa dos Estados Unidos durante uma aula de Geografia, um aluno percebeu que o estado de Wyoming tem forma praticamente quadrada. Esse mapa utilizava uma escala 1: 25 000 000 e, ao medir o comprimento do lado que representava o estado com uma régua, o aluno encontrou 2 cm.
Assim, esse aluno pôde concluir corretamente que a área desse estado, em km2, vale, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
O McSorley’s ocupa o térreo de um prédio de tijolinhos vermelhos, é o número 15 da rua 7, vizinho à Cooper Square, onde termina a Bowery. Foi inaugurado em 1854 e é o bar mais antigo de Nova York. Em seus 86 anos, teve quatro proprietários – um imigrante irlandês, seu filho, um policial aposentado, sua filha –, todos eles avessos a mudanças. Embora disponha de energia elétrica, o bar teima em ser iluminado por duas lâmpadas a gás – toda vez que alguém abre a porta, a luz oscila e projeta sombras no teto baixo coberto de teias de aranha. Não há caixa registradora. As moedas são atiradas em tigelas – uma para as de 5 centavos, uma para as de 10, uma para as de 50 –, e as notas são guardadas num cofre de madeira.
(Este texto foi publicado na década de 40 pela revista The New Yorker. As datas do original foram mantidas)
MITCHEL, J. O bar do McSorley. Piauí. São Paulo, ano 9, n. 100, jan. 2015 (fragmento).
No fragmento, retirado de um texto em que se conta a história de um bar nova-iorquino, são predominantes as sequências textuais de tipo
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(UDESC) José e Luiz são dois espiões concorrentes tentando descobrir banco e número da conta de um alto executivo. Eles tiveram acesso a um documento com dez combinações de bancos e números de conta não identificadas, conforme a lista abaixo, na qual estão os dados desse executivo.
Lista
Banco A: contas 101 e 876
Banco B: contas 101,223 e 500
Banco C: contas 223,720 e 876
Banco D: contas 314 e 500
Cada um dos espiões também teve acesso à metade de um extrato bancário do executivo. Na metade do extrato em poder de José havia o nome do banco e, na metade do de Luiz, o número da conta. Em tom de provocação, José afirmou para Luiz: “Com os dados que tenho não consigo saber com certeza a informação completa, mas me consola saber que você também não.” Com um sorriso nos lábios Luiz responde: “Eu não sabia até agora, mas depois da sua afirmação eu sei.” José pensa por um minuto e conclui: “Agora também sei.” (adaptado de um enigma proposto em uma competição de matemática de uma escola secundária da Cingapura que se tornou viral na internet)
Com base no diálogo entre José e Luiz e nas informações da lista acima, sequencialmente, o banco e o número da conta do executivo são:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O trabalho infantil no Brasil
No Brasil, o trabalho infantil é proibido por lei. Só pode trabalhar quem tem mais de 14 anos, na condição de aprendiz e durante poucas horas por dia, para que isso não atrapalhe seus estudos. Antes de completar 18 anos, ninguém pode trabalhar depois das 10 horas da noite, muito menos em lugares perigosos. Infelizmente, a lei está longe de refletir a realidade do Brasil [...]
Disponível em:
<http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/trabalho_infantil.asp>
Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Na década de 1990, o governo brasileiro adotou medidas legais e instituiu políticas públicas de combate à exploração do trabalho de crianças e de jovens.
Essas medidas são importantes porque
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(ESCOLA NAVAL) Em um polígono regular, cujos vértices A, B e C são consecutivos, a diagonal forma com o lado um ângulo de 30º. Se o lado do polígono mede ℓ unidades de comprimento, o volume da pirâmide, cuja base é esse polígono e cuja altura vale o triplo da medida do lado, é igual a: