Explicaê

01

Observe o mapa, leia os textos e responda.

 

Imagem

O Tráfico Negreiro.


O mapa acima mostra a rota do tráfico de negros no contexto da escravidão de africanos nas Américas. O mapa destaca o continente africano e os lugares principais de origem dos negros vindos ao Brasil. Destaca também o oceano Atlântico, rota marítima da África ao Brasil. Neste sentido, dá destaque ao continente americano e aos locais onde os negros desembarcaram (Estados Unidos, Cuba, Porto Rico, Brasil e Argentina).

O território brasileiro se desenvolveu à custa do trabalho escravo. Os colonos portugueses aprisionaram indígenas para explorar o trabalho deles e depois traficaram africanos para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar.

Os portugueses inauguraram um lucrativo comércio de homens e mulheres africanos, chamado de tráfico negreiro, sendo seguidos depois pelos espanhóis, holandeses e ingleses. Eles trocavam tecidos, bebidas, armas de fogo e cavalos pelos escravos africanos e os vendiam, como se fossem mercadorias para serem usados como trabalhadores.

A travessia do oceano Atlântico era feita nos porões dos navios, onde os africanos eram amontoados, acorrentados e submetidos aos maus-tratos.

Nas fazendas, dormiam nas senzalas que podiam ser barracões escuros sem nenhum conforto nem higiene; casebres, galpões com ou sem divisões internas, sem janelas para que eles não fugissem.

Disponível em:revistaescola.abril.com.br. Acesso em 20 nov. 2011.

 

Como era feita a travessia dos africanos até a América?