A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.
Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UESC) O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de células animais e vegetais em soluções com diferentes concentrações.
A análise desse experimento permite afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Responda: de qual das brincadeiras abaixo você já brincou? Há alguma que você não conhece ou nunca tenha brincado? Qual?
- Matemática | 1.08 Potenciação
(IFCE) Em 1673, o matemático francês Pierre de Fermat conjecturou que, fixado um número natural n > 2, não havia naturais x, y, e tais que xn + yn = zn. Em 1770, o matemático suíço Leonhard Euler provou esse resultado para n = 3. Dentre as triplas de números abaixo, x³ + y³ está mais próximo de z³ em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia os fragmentos das crônicas de Luis Fernando Verissimo. Texto 1 Segurança O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.[...] VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 91. (Fragmento) Texto 2 Fobias Não sei como se chamaria o medo de não ter o que ler. Existem as conhecidas claustrofobia (medo de lugares fechados), agorafobia (medo de espaços abertos), acrofobia (medo de altura) e as menos conhecidas ailurofobia (medo de gatos), iatrofobia (medo de médicos) e até a treiskaidekafobia (medo do número 13), mas o pânico de estar, por exemplo, num quarto de hotel, com insônia, sem nada para ler não sei que nome tem. É uma das minhas neuroses. [...] VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 104. (Fragmento)
Não há narrativa sem narrador – a voz que tudo organiza e narra para o leitor. Analise os fragmentos das crônicas e informe qual foco narrativo foi utilizado pelo autor em cada uma.
- Física | D. Capacitores
O flash de uma máquina fotográfica é alimentado por duas pilhas de 1,5 V, ligadas em série, que são utilizadas para carregar um capacitor de 8 μF. No momento em que uma pessoa aperta o botão do obturador, a energia armazenada no capacitor é fornecida à lâmpada do flash.
O valor máximo, em micro joules, da energia armazenada no capacitor é