Os alunos de uma turma de 5.o ano formaram figuras variadas usando peças triangulares. A seguir, estão representadas as figuras formadas por um grupo.
Qual desses alunos formou um quadrilátero?
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
(UERJ) A palavra “imperialismo”, no sentido moderno, desenvolveu-se primordialmente na língua inglesa, sobretudo depois de 1870. Seu significado sempre foi objeto de discussão, à medida que se propunham diferentes justificativas para formas de comércio e de governo organizados. Havia, por exemplo, uma campanha política sistemática para equiparar imperialismo e “missão civilizatória”.
Adaptado de WILLIAMS, Raymond. Um vocabulário de cultura e sociedade.São Paulo: Boitempo, 2007.
Uma das ações empreendidas pelos europeus como missão civilizatória nessas regiões foi:
No final do século XIX, os europeus defendiam seus interesses imperialistas nas regiões africanas e asiáticas, justificando-os como missão civilizatória.
- Arte - Fundamental | 02. Patrimônio Cultural
12. Material Necessário
- Computadores com data show completo e acesso à internet ou imagens de obras de arte e trabalhos artísticos expostos no Museu de Inhotim.
- Site do museu de Inhotim. Disponível em:
<http://www.inhotim.org.br/>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Link para a visita virtual a Inhotim. Disponível em: <https://www.google.com/culturalinstitute/collection/inhotim?projectId=art-project>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Assessoria do laboratorista de informática.
Procedimento
1 º. Dividir o total de números de alunos da sala de aula de acordo com a quantidade de computadores disponíveis.
2 º. Trabalhar primeiro com as informações sobre Inhotim, disponíveis em: <http://www.inhotim.org.br/>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Entrar no link para a visita virtual disponível em:<https://www.google.com/culturalinstitute/collection/inhotim?projectId=art-project>. Acesso em 04 jan. 2016.
3 º. Debater as impressões, cores, estilo origens de cada obra observada.
4 º. Estudar as obras analisadas pelos alunos. Sobre as diferenças entre uma visita virtual e uma real, as facilidades e dificuldades em cada modalidade. Estimular o debate de temas como:
Tecnologia
Seus benefícios
A sua evolução
Compreensão da visita
5 º. Conversar sobre a relevância da preservação da memória da produção artística da humanidade e a respeito das perspectivas possíveis para a elaboração de um acervo. Busque nas falas dos alunos exemplos relacionados à experiência da visita virtual.
6 º. Convidar os alunos a criar uma galeria virtual e divulgá-la por e-mail para a comunidade escolar. Os critérios para a seleção das obras podem ser vários - o gênero (como paisagem ou retrato), a época ou a nacionalidade do artista, por exemplo. É possível também organizar uma galeria que apresente os destaques do museu visitado. A turma deve recorrer ao que aprendeu durante a pesquisa.
7 º. Com o acervo pronto, pedir que cada estudante escreva uma legenda e registre na galeria. Sugerir que explorem o site novamente para buscar os elementos que normalmente as compõem (como informações a respeito do artista e técnica utilizada). Organizar também a elaboração do texto de apresentação da coleção, para ser enviado por e-mail à comunidade escolar, juntamente com o endereço virtual da galeria, e providenciar o envio das mensagens.
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UEFS)
Considere um circuito elétrico composto por uma pilha, de força eletromotriz ε e resistência interna r, um amperímetro ideal, três lâmpadas incandescentes L1, L2 e L3 , com as resistências elétricas respectivamente iguais a R1, R2 e R3, sendo R1 > R2 > R3 , e os fios de ligação. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios, é correto afirmar:
- Geografia | 2. Cartografia
(UPF) O mapa múndi que se apresenta é uma anamorfose e está representado de modo que o tamanho dos países e continentes depende da quantidade de habitantes.
Sobre o que está apresentado, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Se a terra não existisse, a gente pisava onde?
Tênis é de lona e borracha. Cueca é de pano e elástico. Caderno é de arame e folha de papel. Televisão é de plástico com uma antena em cima e uma tela na frente.
Casa é feita de parede, piso, porta e janela. Vaca é de couro, chifre e quatro tetas pingando leite. Cachorro é um ônibus peludo cheio de pulgas. Ser humano é feito de carne, osso, coração e cheio de ideias na cabeça.
[...]
Uma vez eu tive um sonho. Sonhei que estava dormindo com vontade de fazer xixi. Continuei sonhando e pulei da cama. Pobre de mim! Quando pisei no chão, descobri que naquele sonho não existia chão. Lá fui eu caindo, despencando, voando, esvoaçando. O mundo ali era um lugar sem terra, por isso tudo vivia voando no ar. Sai do quarto, fui voejando, passei pela sala cheia de cadeiras, móveis e mesas voando e cheguei no banheiro. Lá dentro, o chuveiro, a pia e a privada pareciam coisas brancas flutuando no espaço. Fui tentar fazer xixi, mas a privada não parava quieta. A vontade apertava cada vez mais. Tentei fazer pontaria, caprichei na mira, mas não deu. No fim o sonho acabou. Acordei todo molhado, com meu irmão lá embaixo, gritando socorro.
[...]
Para falar a verdade, a terra é uma espécie de mãe. A mãe de todos nós.
[...]
Mas a terra tem seus truques. Ela não gosta de ser maltratada, não senhor!
Quando fazem queimadas ou destroem o mato ou enchem o chão de lixo ou porcaria a terra fica triste vira deserto, corpo árido, seco, estéril, que não dá mais nada.
Ela que era generosa, formosa, úmida, florida, risonha, fofa, macia, fértil, cheia de sombra, cheia de perfume, cheia de riachinhos, borboletas, besourinhos, bichinhos e bichões, de repente fica tão dura e rachada, que só consegue inventar pó, areia e desolação.
Se a terra fosse um deserto ia ter chão, mas como a gente ia ficar?
AZEVEDO, Ricardo. Você me chamou de feio, sou feio mas sou dengoso. [s.l.]: Fundação Cargill, Moderna 2007. (Fragmento)
No conto o personagem principal define alguns elementos como: tênis, caderno, televisão, vaca e outros. As definições utilizadas por ele estão de acordo com o dicionário ou foram criação do menino? Explique como você descobriu.