Texto para a questão.
O humor da tira é produzido pelo fato de:
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- Geografia | 6.1 Agricultura
A descontinuidade territorial representada pela fronteira não se restringe às linhas ou zonas de contato entre os Estados nacionais. A fronteira pode ser reconhecida, também, dentro de um determinado Estado. Na língua inglesa, mais especificamente nos Estados Unidos, mantém-se a distinção entre a fronteira border, ou seja, internacional, e a fronteira frontier, reconhecida em 1894 pelo historiador Frederick Jackson Turner como "as terras que formam a mais distante extensão das regiões habitadas de um país".
Enquanto a fronteira fronteira significa a demarcação institucionalizada, mesmo tendo sido objeto de disputas e mesmo de antigas frentes em disputa, a fronteira fronteira designa uma abertura, um espaço de competição, conflito e destinos políticos ainda com certo grau de indefinição.
Adaptado de PÓVOA, Helion. Fronteira. Em: GRIEBELER, Marcos (org.). Dicionário de Desenvolvimento Regional e Temas Correlatos. Uruguaiana: Conceito, 2021.
Um processo socioespacial, ocorrido nas últimas quatro décadas no Brasil, que exemplifica o conceito de frontier destacado, é:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS) A intensidade da força resultante,FR , que atua em um corpo com massa de 4,0kg varia conforme o gráfico da figura.
Sabendo-se que a força resultante é aplicada na direção do deslocamento do corpo, que passou na posição x = 0 com velocidade de 5,0 m/s, a energia cinética do corpo na posição x=10,0 m, no SI, é igual a
- Matemática - Fundamental | 5.2 Tipos de Ângulos
Observe a figura abaixo.
Disponível em: < https://br.depositphotos.com/14136456/stock-illustration-beach-chair-and-umbrella-sketch.html>. Adaptado. Acesso em: 30 dez. 2018.
A partir da análise da figura, determine qual é o ângulo formado pelos pontos marcados na cadeira que pode ser classificado como um ângulo obtuso.
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Fitas de cetim no tamanho de 2,5m cada uma.
- Para cada criança deverá haver uma fita.
- Um mastro onde poderão ser fixadas as fitas.
- Som e/ou CD - escolha músicas de roda para embalar a experiência.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o que é a dança do Pau de Fitas e sua ligação com o folclore brasileiro: Congada, Festa Junina, por exemplo.
2 - Veja como acontece a dança:
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html. Acesso em: 10 mar.2014.
3 - Aqui também você poderá conferir junto com as crianças como a dança é explorada no Sul do Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=OVI2N32o3nQ.
4 - Comente com as crianças que a dança é de origem portuguesa e consiste em movimentos que todo o grupo faz com as fitas (linhas) formando desenhos no mastro.
5 - Comece a dança e explore com as crianças os seguintes movimentos, lembrando que cada um será responsável por sua fita e não poderá soltá-la enquanto executa a volta em torno do mastro:
- Passando a fita por cima da cabeça do colega;
- Passando por baixo do pé do colega (o colega pula a fita);
- De forma intercalada, um fica parado para o outro passar a fita e vice-versa;
- A direção dos movimentos pode ser alterada também, ora começando pela direita, ora pela esquerda;
- De forma intercalada, um passa por fora do círculo e outro por dentro.
6 - Ao final, as crianças poderão observar o desenho que realizaram com as fitas no mastro.
Observações:
- Professor(a), utilize essa experiência, prioritariamente, pelo aspecto lúdico que ela contém.
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
MAIS ESTUDO, MENOS VIOLÊNCIA
Monica Weinberg
Revista Veja - 09/09/2009 (...) Acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro um programa que promete oferecer às crianças das favelas cariocas novas perspectivas de vida, afastando-as de um cotidiano violento. (...) O Escolas do Amanhã abrange 73 favelas, 150 escolas, 108 000 alunos. Esse programa oferece o turno integral nas escolas e mantém as crianças no colégio por sete horas e meia. O Escolas do Amanhã também se destaca por sua ênfase na qualidade de ensino. Em outras palavras, sua filosofia é a de que não basta manter os alunos dentro dos muros do colégio - é preciso ensiná-los realmente. Assim, cursos adicionais como xadrez, música, dança e mecânica serão dados nas horas extras. Além disso, no novo turno, os estudantes terão reforço escolar, já que muitos não sabem sequer ler. E ainda serão supervisionados, sempre que necessário, na lição de casa. Todo o esforço é para fazer com que as crianças gostem da escola e não abandonem os estudos. Logo de saída, o programa promoveu grandes avanços na rotina de crianças como Lorrayne Pereira, 11 anos, e Jennifer Peixoto, 13, ambas moradoras da favela Cidade de Deus. O que elas costumavam fazer no tempo livre? "Via muita televisão", conta Lorrayne. "Ficava perambulando por aí. Quando ouvia barulho de tiro, voltava correndo para casa", completa Jennifer, que passou a preencher seu tempo de forma bem mais produtiva. Sem um adulto por perto, nenhum estímulo para os estudos e sob pressão para ganhar dinheiro, muitas dessas crianças começam muito cedo a trabalhar, às vezes no tráfico de drogas da favela onde moram. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-menos-violencia-favelas-carioca-498584.shtml> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Por que existem tantas favelas e aglomerados nas cidades brasileiras?