A) Tiradentes e seus amigos fizeram um movimento que implantaria os ideais de liberdade no Brasil, Qual o nome desse movimento?
B) Quem determinou sua pena e quando isso ocorreu?
C) O que explica essa pena tão dura?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Leia o texto a seguir e responda à questão.
IARA
Protetora dos rios e da pesca e conhecida como a “mãe das águas”, a sereia é também muito temida pelos homens que pescam e navegam nos rios no norte do país e pelos que caçam em regiões próximas.
Contam que Iara, uma bela índia, viveu durante muitos anos em uma tribo daquela região. O trabalho era dividido: os homens saíam para caçar e pescar; e as mulheres cuidavam da aldeia, dos filhos, do plantio e da colheita.
Certo dia, a pedido do pajé, Iara foi colher em uma nova plantação de milho, que até então não conhecia. A índia mais velha da tribo explicou o caminho para Iara que saiu cantando pela trilha que a levaria até o local da colheita. A indiazinha seguiu observando o canto dos pássaros e o colorido das aves que voavam perto de um lindo igarapé. Entusiasmada e com muito calor, ela resolveu se banhar naquelas águas claras, tranquilas e cristalinas.
Iara ficou por muito tempo dentro do rio, brincando com os peixes e cantando para os pássaros. Horas mais tarde, esquecendo-se completamente do trabalho, ela se deitou para descansar um pouco e adormeceu profundamente.
Quando despertou, já era noite e percebeu que não conseguiria voltar para casa.
- Estou perdida! Não sei como voltar à aldeia e não adianta gritar, pois estou longe demais para ser ouvida. É melhor ficar aqui e esperar o nascer do sol.
No dia seguinte, estava cantando, sentada sobre as areias claras do igarapé, sacudindo seus lindos cabelos, quando duas onças famintas apareceram e partiram para o ataque. Iara correu rapidamente em direção ao rio.
Os peixes, com quem Iara havia passado o dia todo brincando, avisaram-na do perigo e disseram para ela entrar rápido na água.
Foi então que Iara, para fugir das duas onças, mergulhou nas águas e nunca mais voltou à tribo.
Ninguém sabe, ao certo, o que aconteceu. Algumas pessoas dizem que ela virou uma linda sereia que, por detestar fica sozinha, usa o seu canto e a sua beleza para atrair os pescadores e outros homens que se aproximam dos rios e levá-los para o fundo das águas.
Segundo uma das histórias contadas pelos habitantes daquela tribo, certo dia, num final de tarde, um jovem índio voltava para sua aldeia, após mais um dia de pesca, quando derrubou o remo de sua canoa nas águas do rio.
Muito corajoso, o jovem mergulhou naquelas águas, pegou o remo e, quando estava subindo na canoa, Iara apareceu e começou a cantar.
Hipnotizado pelo canto da linda sereia, o índio não conseguiu se afastar. Foi nadando em sua direção e, impressionado, ainda pôde ver que as aves, os peixes e todos os animais à sua volta também estavam paralisados com o canto da Iara.
Por um momento, o jovem ainda tentou resistir, agarrando-se ao tronco de uma árvore que estava na margem, mas não adiantou: ele logo foi parar nos braços da linda sereia. E afundou com ela, desparecendo para sempre nas águas do rio.
Um velho cacique que passava pelo local viu tudo, mas não conseguiu ajudar. Dizem que ele é o contador da história e que até inventou um ritual para livrar-se do feitiço da Iara. Mas os poucos que conseguiu retirar do fundo das águas ficaram alucinados por causa dos encantos da sereia.
Fonte: Turma da Mônica. Lendas brasileiras. Iara.
Sobre o jovem índio que desapareceu com Iara no fundo do rio, podemos afirmar que
- História - Fundamental | 07.2. Os cidadãos das antigas cidades gregas.
A herança ou o legado cultural de um povo é o conjunto de valores e elementos culturais próprios que são transmitidos às futuras gerações ou apropriados por outros povos, influenciando seus modos de ser, pensar, agir e produzir. Inúmeros valores e elementos culturais dos povos gregos e dos romanos permaneceram ao longo do tempo e influenciaram culturas posteriores, inclusive a brasileira.
Associe os povos aos seus legados culturais.
(1) Gregos
(2) Romanos
( ) Conjunto de leis para organizar a vida em sociedade.
( ) Sistema de esgoto para a eliminação dos dejetos das casas.
( ) Práticas de participação do cidadão nas decisões políticas.
( ) Maneiras de explicar o mundo e os homens por meio da razão.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(EXPCEX) Em uma aula prática de química, o professor forneceu a um grupo de alunos 100 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio de concentração 1,25 mol/L. Em seguida solicitou que os alunos realizassem um procedimento de diluição e transformassem essa solução inicial em uma solução final de concentração 0,05 mol/L. Para obtenção da concentração final nessa diluição, o volume de água destilada que deve ser adicionado é de:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Charles Darwin estudou a distribuição dos tentilhões no Arquipelago de Galápagos e sua relação com o tipo de bico e o hábito alimentar.
A relação entre o tipo de bico e o alimento é definida pela(o)
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Neste modelo de termômetro, os filetes na cor preta registram as temperaturas mínima e máxima do dia anterior e os filetes na cor cinza registram a temperatura ambiente atual, ou seja, no momento da leitura do termômetro.
Por isso ele tem duas colunas. Na da esquerda, os números estão em ordem crescente, de cima para baixo, de – 30 oC até 50 oC. Na coluna da direita, os números estão ordenados de forma crescente, de baixo para cima, de – 30 oC até 50 oC.
A leitura é feita da seguinte maneira:
- a temperatura mínima é indicada pelo nível inferior do filete preto na coluna da esquerda;
- a temperatura máxima é indicada pelo nível inferior do filete preto na coluna da direita;
- a temperatura atual é indicada pelo nível superior dos filetes cinza nas duas colunas.
Disponível em: www.if.ufrgs.br. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado).
Qual é a temperatura máxima mais aproximada registrada nesse termômetro?