Sendo assim, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas e tinham como objetivo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Texto base: Não errar faz mal Algumas crianças não conseguem conviver com seus erros. Ficam tristes se dão um fora, recomeçam a lição do zero para não apagar o caderno. Esse perfeccionismo todo é uma porta para problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares. O alerta vem de uma revisão de 40 estudos de diferentes universidades feita pela York St. John University, na Inglaterra, e acende uma luz amarela. “O perfeccionismo é um comportamento aprendido e se impõe quando os pais são excessivamente exigentes consigo mesmos e com a aparência e o desempenho da criança no esporte, na escola, no grupo social”, explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, de São Paulo. “A família tem que controlar o próprio rigor e ser flexível com as falhas infantis. Não se pode, por exemplo, elogiar o filho apenas pelas suas vitórias. Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar”, diz ela. Lakatos, Suzana. “Nossos filhos”, Cláudia, out. 2015, p. 164.
Enunciado:
As aspas aparecem no texto para indicar a fala
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
( ) O citral é um composto orgânico que pertence à classe funcional dos ácidos carboxílicos.
( ) O grupo funcional na extremidade da cadeia orgânica pertence à classe funcional dos aldeídos.
Julgue os itens acima:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.
São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).
A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou-se por ser uma
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
O Brasil tem encontro marcado com a tragédia todos os anos na estação chuvosa e não há força terrestre que faça com que as autoridades e as pessoas se preparem para isso. Neste ano, o encontro foi na antes paradisíaca região serrana do Rio de Janeiro. Todos os anos, a natureza demonstra com fúria que as conquistas da civilização em muitas áreas são plantinhas frágeis que podem ser arrancadas pelas enchentes e pelos deslizamentos das encostas.
(Veja, 19.01.2011. Adaptado.)
O texto relaciona-se ao problema da destruição da paisagem no Sudeste, frequente em regiões com domínio de:
- Língua Portuguesa
“Infeliz é o povo que precisa de heróis”, afirma o personagem Galileu Galilei, personagem de Bertolt Brech na excelente montagem que está em cartaz até 10 de abril no Tuca, Teatro da Universidade Católica, em São Paulo. A frase famosa e muito oportuna no Brasil de hoje dá o tom da abordagem que o dramaturgo alemão faz do personagem histórico. O que está em destaque é a dimensão humana da ciência e do cientista.
O Galileu de Brecht, interpretado de maneira pouco ortodoxa pela atriz Denise Fraga, não é um herói, nem aparece de forma idealizada. Ao contrário, é apresentado cheio de contradições como um homem que gostava de comer bem, queria ser rico e salvou a própria pele por medo. A montagem garante diversão, informação e acima de tudo reflexão.
Galileu Galilei convida o público a pensar sobre as relações entre produção do conhecimento, divulgação científica e poder. Em tom de comédia, a peça narra parte da biografia do astrônomo e matemático que conseguiu provar que a Terra girava em torno do sol, mas acabou sendo obrigado a negar publicamente sua descoberta para não ser queimado nas fogueiras da inquisição.
Mais informações sobre a peça no site http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/galileu-galilei.html
(Matéria de Alice Giraldi)
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é